Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Fischer, Tânia | - |
dc.contributor.author | Waiandt, Claudiani | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Renata Lara | - |
dc.creator | Fischer, Tânia | - |
dc.creator | Waiandt, Claudiani | - |
dc.creator | Fonseca, Renata Lara | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-05T13:21:46Z | - |
dc.date.available | 2011-09-05T13:21:46Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 0034-7612 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2529 | - |
dc.description | P. 911-939,jul./ago. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate sobre a importância do campo da história na área de administração ficou restrito, principalmente, aos estudos ligados à história dos negócios ou empresariais, à história da gestão e à história organizacional (Costa, Barros e Martins, 2009). No sentido de ampliá-lo, este artigo apresenta a historiografia do ensino e propõe quatro níveis de pesquisa sobre a história do ensino de administração: a) a vida dos mestres (professores) que construíram campos temáticos, formas de ensinar e instituições; b) os legados de ensino dos programas; c) a história das disciplinas escolares; e, d) a história das instituições de ensino. Além disso, revela as possibilidades teóricometodológicas da historiografia da educação para, desta forma, propor uma agenda de ações no sentido de institucionalizar o subcampo de história do ensino de administração no campo da história da administração. Finalmente, conclui-se com a proposta de se ensinar a história do ensino de administração no Brasil, disciplina que é praticamente inexistente nos currículos da área, mais particularmente, esse tema pode ser um componente curricular de disciplinas ou atividades que se propõem a formar mestres e doutores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História do ensino | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | The history of education | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Business administration | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.title | A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Administração Pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 45, n. 4. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EA)
|