Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFischer, Tânia-
dc.contributor.authorWaiandt, Claudiani-
dc.contributor.authorFonseca, Renata Lara-
dc.creatorFischer, Tânia-
dc.creatorWaiandt, Claudiani-
dc.creatorFonseca, Renata Lara-
dc.date.accessioned2011-09-05T13:21:46Z-
dc.date.available2011-09-05T13:21:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn0034-7612-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2529-
dc.descriptionP. 911-939,jul./ago.pt_BR
dc.description.abstractO debate sobre a importância do campo da história na área de administração ficou restrito, principalmente, aos estudos ligados à história dos negócios ou empresariais, à história da gestão e à história organizacional (Costa, Barros e Martins, 2009). No sentido de ampliá-lo, este artigo apresenta a historiografia do ensino e propõe quatro níveis de pesquisa sobre a história do ensino de administração: a) a vida dos mestres (professores) que construíram campos temáticos, formas de ensinar e instituições; b) os legados de ensino dos programas; c) a história das disciplinas escolares; e, d) a história das instituições de ensino. Além disso, revela as possibilidades teóricometodológicas da historiografia da educação para, desta forma, propor uma agenda de ações no sentido de institucionalizar o subcampo de história do ensino de administração no campo da história da administração. Finalmente, conclui-se com a proposta de se ensinar a história do ensino de administração no Brasil, disciplina que é praticamente inexistente nos currículos da área, mais particularmente, esse tema pode ser um componente curricular de disciplinas ou atividades que se propõem a formar mestres e doutores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHistória do ensinopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectThe history of educationpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectBusiness administrationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleA história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeRevista de Administração Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 45, n. 4.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v46n1a03.pdf634,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.