https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2529
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Administração Pública |
Autor(es): | Fischer, Tânia Waiandt, Claudiani Fonseca, Renata Lara |
Autor(es): | Fischer, Tânia Waiandt, Claudiani Fonseca, Renata Lara |
Abstract: | O debate sobre a importância do campo da história na área de administração ficou restrito, principalmente, aos estudos ligados à história dos negócios ou empresariais, à história da gestão e à história organizacional (Costa, Barros e Martins, 2009). No sentido de ampliá-lo, este artigo apresenta a historiografia do ensino e propõe quatro níveis de pesquisa sobre a história do ensino de administração: a) a vida dos mestres (professores) que construíram campos temáticos, formas de ensinar e instituições; b) os legados de ensino dos programas; c) a história das disciplinas escolares; e, d) a história das instituições de ensino. Além disso, revela as possibilidades teóricometodológicas da historiografia da educação para, desta forma, propor uma agenda de ações no sentido de institucionalizar o subcampo de história do ensino de administração no campo da história da administração. Finalmente, conclui-se com a proposta de se ensinar a história do ensino de administração no Brasil, disciplina que é praticamente inexistente nos currículos da área, mais particularmente, esse tema pode ser um componente curricular de disciplinas ou atividades que se propõem a formar mestres e doutores. |
Palavras-chave: | Ensino História do ensino Conhecimento Administração Metodologia Teaching The history of education Knowledge Business administration Methodology |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2529 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v46n1a03.pdf | 634,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.