Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2529
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A história do ensino em administração: contribuições teórico-metodológicas e uma proposta de agenda de pesquisa
Other Titles: Revista de Administração Pública
Authors: Fischer, Tânia
Waiandt, Claudiani
Fonseca, Renata Lara
metadata.dc.creator: Fischer, Tânia
Waiandt, Claudiani
Fonseca, Renata Lara
Abstract: O debate sobre a importância do campo da história na área de administração ficou restrito, principalmente, aos estudos ligados à história dos negócios ou empresariais, à história da gestão e à história organizacional (Costa, Barros e Martins, 2009). No sentido de ampliá-lo, este artigo apresenta a historiografia do ensino e propõe quatro níveis de pesquisa sobre a história do ensino de administração: a) a vida dos mestres (professores) que construíram campos temáticos, formas de ensinar e instituições; b) os legados de ensino dos programas; c) a história das disciplinas escolares; e, d) a história das instituições de ensino. Além disso, revela as possibilidades teóricometodológicas da historiografia da educação para, desta forma, propor uma agenda de ações no sentido de institucionalizar o subcampo de história do ensino de administração no campo da história da administração. Finalmente, conclui-se com a proposta de se ensinar a história do ensino de administração no Brasil, disciplina que é praticamente inexistente nos currículos da área, mais particularmente, esse tema pode ser um componente curricular de disciplinas ou atividades que se propõem a formar mestres e doutores.
Keywords: Ensino
História do ensino
Conhecimento
Administração
Metodologia
Teaching
The history of education
Knowledge
Business administration
Methodology
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2529
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v46n1a03.pdf634,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.