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Title: Educação sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX
Authors: Cruz, Izaura Santiago da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Domingues, Heloísa Maria Bertol
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Souza, Ângela Maria Freire de Lima e
Keywords: Educação sexual;História da ciência;Educação feminina;Ensino de ciências
Issue Date: 24-Jan-2018
Abstract: O presente estudo tem como propósito apresentar as ideias sobre Educação Sexual difundidas na Bahia nas primeiras décadas do século XX (1900 a 1940) buscando situá-las no contexto da educação mais geral da época, na Bahia e no Brasil.Trata-se de uma pesquisa histórica a paritr da perspectiva da História Cultura. O recorte histórico da pesquisa situa-se nas primeiras décadas do século XX compreendendo o período entre 1900 e 1940. A escolha do período se deu em função dos resultados de uma pesquisa exploratória realizada no arquivo de teses do Memorial da Faculdade de Medicina da UFBA, na qual foram localizadas duas teses abordando como tema específico, a Educação Sexual. Esses trabalhos foram apresentadas respectivamente, pelo médico Raul Mendes de Castilho Brandão, no ano de 1910, tese intitulada “Breves Considerações sobre a Educação Sexual” e pela médica Ítala Silva de Oliveira, no ano de 1927, tese intitulada “Da Sexualidade e da Educação Sexual”. Estas duas obras compõem a primeira série de documentos analisada neste trabalho. Para situar o contexto de produção destes trabalhos realizamos uma pesquisa documental nos acervos da Biblioteca Central dos Barris (Salvador), do Arquivo Público do Estado da Bahia e do Instituto Feminino da Bahia, buscando localizar livros e/ou manuais que tratassem dos temas Educação Sexual, higiene sexual ou higiene do amor, de modo a relacionar ou indicar medidas relativas à sexualidade e ações educativas, fossem elas desenvolvidas na família, no ambiente escolar ou em outros espaços. Dessa forma foram selecionadas as seguintes obras, que compõem a segunda série de documentos desta pesquisa: “A conduta sexual” publicada em 1934, pelo médico Antônio Austregésilo; “A sexualidade perfeita: higiene dos sexos” publicada pelo médico e literato Hernani de Irajá em 1933; “A Educação Sexual”, publicada em 1934, pelo também médico José de Albuquerque. Durante a análise das tese de Ítala Oliveira e Raul Brandão, assim como dos outros autores brasileiros selecionados, percebemos grande influência das obras do médico Português Egas Moniz e do médico italiano Paolo de Mantegazza, cujas obras também serão apresentadas, com o intuito de contextualizar a produção de Ítala e Raul e que compuseram uma terceira série de documentos. Após a análise detalhada das duas teses, elegemos a tese de Ítala Oliveira como referência para estabelecer um diálogo com as ideias dos outros autores que tratavam do tema. O referido diálogo foi feito a partir de Programa de Educação Sexual, que organizamos a partir das proposições apresetadas na tese de Ítala. Desta forma, conseguimos delinear um quadro com as principais ideias sobre Educação Sexual que eram compartilhadas pelos autores que discutiam a temática naquele período. Eram elas: a educação das mulheres para o casamento e a maternidade; Educação Sexual para a equidade e respeito entre homens e mulheres (defendida principalmente por Ítala Oliveira); a reprodução como objetivo/função principal da relação sexual; medidas de higiene e cuidado com os órgãos genitais; Educação Sexual na infância – informações claras, controle e vigilância; Educação Sexual na escola, utilizando a linguagem científica e vinculada às disciplinas de História Natural e posteriormente Ciências Naturais e Biologia.
The following study intends to showcase widespread ideas about sex education in the state of Bahia during the first half of the 20th century (1900-1940), relating them to the general context of education in Brazil. The period was chosen based on research on the UFBA (Federal University of Bahia) Medicine School files, where two theses about sexual education were found. They are Raul Mendes de Castilho Brandão’s “Brief considerations regarding sexual education”, in 1910, and Ítala Silva de Oliveira’s “On Sexuality and sexual education” in 1927. To contextualize those works, we have performed a research on the Barris Central Library, the Public Files of the State of Bahia and the Feminine Institute of Bahia, trying to locate books or manuals regarding sexual education, sexual hygiene or love hygiene, in a way to characterize recommended sexual practices and education on the family, scholarly environments or in other places. Thus, the following works, which compose the second set of documents: Antônio Austregésilo’s “The sexual behavior” (1934), Hernani de Irajá’s “The perfect sexuality: on sexual hygiene” (1933), José de Albuquerque’s “Sexual education” (1934). We have noticed a great influence of the Portuguese and Italian authors Egas Moniz and Paulo Mantegazza on Ìtala and Raul’s works, which will be shown as a third set of documents. After detailed analysis of the two theses, we have chosen Ítala’s to dialog with other authors’ ideas on the subject. Such dialog was done through a Sexual Education Program, organized through some of Ítala’s postulates. Thus, we’ve been able to establish a schematic of the main ideas discussed by authors of the time, including: women’s education for marriage and childbirth; sexual education as a means of equity between men and women (defended by Ítala); reproduction as the main objective of sexual intercourse; Genital care and Hygiene; Sexual education on children: clear informations, control and vigilance; Sexual education on school, using scientific language, related to natural sciences, natural history and biology.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25212
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