Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24844
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ações afirmativas na UFBA: uma análise sócio-jurídica do sistema de cotas raciais para o ingresso de estudantes negros no ensino de graduação e o princípio da isonomia material enquanto pressuposto de justiça social
Autor(es): Vaz, Crisia Taíla de Azevêdo
Autor(es): Vaz, Crisia Taíla de Azevêdo
Abstract: As ações afirmativas, desenvolvidas no âmbito da educação superior pública brasileira, constitui o tema central deste trabalho de conclusão de curso, que tem como propósito promover o debate sobre as políticas públicas focais destinadas à inclusão racial de segmentos historicamente marginalizados. Inicialmente, aborda-se a temática relacionada ao processo de escravização dos povos negros ocorrido no passado histórico brasileiro e as implicações adversas que dele decorrem. Destacam-se, também, as ações positivas de caráter social e racial implementadas na UFBA, voltada para o ingresso, permanência e pós-permanência do estudante. Analisam-se os fundamentos filosóficos e jurídicos de tais medidas, bem como o princípio da igualdade jurídica material como parâmetro para a promoção das discriminações positivas e realização da justiça social. Por fim, partindo-se do exame das perspectivas dos discentes da FDUFBA em relação à admissibilidade da política de cotas com enfoque racial, busca-se compreender o fenômeno da desigualdade de acesso ao sistema público de ensino superior.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Sistema de cotas
Ensino superior
Princípio da igualdade
Justiça social
Igualdade
Programas de ação afirmativa na educação
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24844
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vaz, Crisia Taíla de Azevêdo.pdf614,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.