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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Hirsch, Fábio Periandro de Almeida | - |
dc.contributor.author | Vaz, Crisia Taíla de Azevêdo | - |
dc.creator | Vaz, Crisia Taíla de Azevêdo | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T15:58:43Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T15:58:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2017-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24844 | - |
dc.description.abstract | As ações afirmativas, desenvolvidas no âmbito da educação superior pública brasileira, constitui o tema central deste trabalho de conclusão de curso, que tem como propósito promover o debate sobre as políticas públicas focais destinadas à inclusão racial de segmentos historicamente marginalizados. Inicialmente, aborda-se a temática relacionada ao processo de escravização dos povos negros ocorrido no passado histórico brasileiro e as implicações adversas que dele decorrem. Destacam-se, também, as ações positivas de caráter social e racial implementadas na UFBA, voltada para o ingresso, permanência e pós-permanência do estudante. Analisam-se os fundamentos filosóficos e jurídicos de tais medidas, bem como o princípio da igualdade jurídica material como parâmetro para a promoção das discriminações positivas e realização da justiça social. Por fim, partindo-se do exame das perspectivas dos discentes da FDUFBA em relação à admissibilidade da política de cotas com enfoque racial, busca-se compreender o fenômeno da desigualdade de acesso ao sistema público de ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Sistema de cotas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Princípio da igualdade | pt_BR |
dc.subject | Justiça social | pt_BR |
dc.subject | Igualdade | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa na educação | pt_BR |
dc.title | Ações afirmativas na UFBA: uma análise sócio-jurídica do sistema de cotas raciais para o ingresso de estudantes negros no ensino de graduação e o princípio da isonomia material enquanto pressuposto de justiça social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho Júnior, Pedro Lino | - |
dc.contributor.referees | Cruz, Gabriel Dias Marques da | - |
dc.contributor.referees | Peixoto, Geovane de Mori | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.program | NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito) |
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