Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24775
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os §§ 1º e 2º do art. 489 do novo código de processo civil como instrumento de realização da previsão constitucional de fundamentação das decisões judiciais.
Autor(es): Gonçalves, Gustavo de Pádua Rodrigues
Autor(es): Gonçalves, Gustavo de Pádua Rodrigues
Abstract: O presente trabalho volta- se à questão da fundamentação das decisões judiciais a partir do estudo do artigo 93, IX, da Constituição Federal, e do artigo 489 do Novo Código de Processo Civil, o qual, em seus §§1º e 2º, expõe algumas das hipóteses nas quais o legislador ordinário considera não existir decisão fundamentada. Assim, o trabalho inicia-se com uma breve análise do momento histórico-social no qual se insere a lei objeto de pesquisa para, em seguida, trabalhar com conceitos básicos atinentes à matéria, tal qual o de decisão judicial e fundamentação. Na seqüência, parte-se para uma análise dos incisos do § 1º do artigo 489 do CPC e, depois, de seu§ 2º. Por fim, verifica-seque a relação existente entre a previsão constitucional de motivação das decisões judiciais é complementada e concretizada através do Código de Processo Civil de2015, notadamente por meio do artigo 489, no que se demonstram inconsistências da leitura no sentido de que a Lei Processual Adjetiva teria, de alguma forma, imposto limitações ao comando constitucional
Palavras-chave: Decisão Judicial
Fundamentação
§§ 1º e 2º do art. 489 do Novo Código de Processo Civil
CNPq: Ciências Sociais Aplicada
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24775
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.