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Title: | Educação e saúde mental: um olhar sobre o currículo na formação em Fonoaudiologia |
Authors: | Lapa, Patrícia Menezes Vilas Boas |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial |
Keywords: | Fonoaudiologia - Estudo e ensino;Currículo;Saúde mental;Educação;Speech therapy study and teaching;Curriculum;Mental health;Education |
Issue Date: | 18-Aug-2017 |
Abstract: | A Reforma Psiquiátrica configura-se como movimento social nascido em meados dos anos setenta que coloca em debate os aspectos terapêuticos destinados aos
indivíduos em situação de sofrimento psíquico e aponta para a construção de novos saberes e práticas sociais em diversas dimensões da realidade. Tendo em
vista a dimensão teórica e técnica de enfrentamentos para a desconstrução do ideário da loucura, este trabalho busca entender, através da análise do currículo de Fonoaudiologia de uma universidade federal localizada no estado da Bahia, quais
as possibilidades e potencialidades dentro dos componentes curriculares dessa disciplina favorecem a sensibilização e formação teórica técnica do graduando em Fonoaudiologia para as especificidades da atuação no campo da saúde mental coletiva. Para isso foi analisado o projeto pedagógico do curso de Fonoaudiologia, juntamente com as Diretrizes curriculares Nacionais para esse curso. Os resultados apontam para a necessidade de se levar em conta os princípios e diretrizes do cuidado ampliado e psicossocial na formação do estudante de Fonoaudiologia. Além disso, é importante considerar a potencialidade dentro dos componentes curriculares de caráter prático desta graduação para a formação do
Fonoaudiólogo, tendo em vista o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação no campo da saúde mental e saúde coletiva. ABSTRACT The psychiatric reform appears as a social movement born in the mid-seventies that
puts under discussion the therapeutic aspects for individuals in psychological distress
situation and points to the construction of new knowledge and social practices in
different dimensions of reality. Given the theoretical dimension and fighting technique
to the deconstruction of the crazy ideas, this work seeks to understand, through the
Speech Therapy curriculum analysis of a federal university located in the state of
Bahia, the possibilities and potentials within the curricular components that discipline
promote awareness and technical theoretical training majoring in Speech to the
specifics of the operation in the field of public mental health. For this, the pedagogical
project of the course of speech therapy was analyzed, along with the National
Curriculum Guidelines for this course. The results point to the need to take into
account the principles and guidelines of the expanded and psychosocial care in the
formation of speech therapy student. Moreover, it is important to consider the
potential within the practical character of curriculum components of this graduation to
the formation of speech therapist in order to develop skills and abilities to work in the
field of mental health and public health. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGE)
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