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dc.contributor.advisorDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.contributor.authorLapa, Patrícia Menezes Vilas Boas-
dc.creatorLapa, Patrícia Menezes Vilas Boas-
dc.date.accessioned2017-08-18T11:38:39Z-
dc.date.available2017-08-18T11:38:39Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2015-02-04-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24023-
dc.description.abstractA Reforma Psiquiátrica configura-se como movimento social nascido em meados dos anos setenta que coloca em debate os aspectos terapêuticos destinados aos indivíduos em situação de sofrimento psíquico e aponta para a construção de novos saberes e práticas sociais em diversas dimensões da realidade. Tendo em vista a dimensão teórica e técnica de enfrentamentos para a desconstrução do ideário da loucura, este trabalho busca entender, através da análise do currículo de Fonoaudiologia de uma universidade federal localizada no estado da Bahia, quais as possibilidades e potencialidades dentro dos componentes curriculares dessa disciplina favorecem a sensibilização e formação teórica técnica do graduando em Fonoaudiologia para as especificidades da atuação no campo da saúde mental coletiva. Para isso foi analisado o projeto pedagógico do curso de Fonoaudiologia, juntamente com as Diretrizes curriculares Nacionais para esse curso. Os resultados apontam para a necessidade de se levar em conta os princípios e diretrizes do cuidado ampliado e psicossocial na formação do estudante de Fonoaudiologia. Além disso, é importante considerar a potencialidade dentro dos componentes curriculares de caráter prático desta graduação para a formação do Fonoaudiólogo, tendo em vista o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação no campo da saúde mental e saúde coletiva.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The psychiatric reform appears as a social movement born in the mid-seventies that puts under discussion the therapeutic aspects for individuals in psychological distress situation and points to the construction of new knowledge and social practices in different dimensions of reality. Given the theoretical dimension and fighting technique to the deconstruction of the crazy ideas, this work seeks to understand, through the Speech Therapy curriculum analysis of a federal university located in the state of Bahia, the possibilities and potentials within the curricular components that discipline promote awareness and technical theoretical training majoring in Speech to the specifics of the operation in the field of public mental health. For this, the pedagogical project of the course of speech therapy was analyzed, along with the National Curriculum Guidelines for this course. The results point to the need to take into account the principles and guidelines of the expanded and psychosocial care in the formation of speech therapy student. Moreover, it is important to consider the potential within the practical character of curriculum components of this graduation to the formation of speech therapist in order to develop skills and abilities to work in the field of mental health and public health.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSpeech therapy study and teachingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEducação e saúde mental: um olhar sobre o currículo na formação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Melissa Catrini da-
dc.contributor.refereesOliveira, Elaine Cristina de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFonoaudiologiapt_BR
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