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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2175
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O financiamento do ensino público no Brasil: uma perspectiva político-econômica |
Otros títulos : | Caderno CRH |
Autor : | Gomes, Cândido A. Verhine, Robert E. |
metadata.dc.creator: | Gomes, Cândido A. Verhine, Robert E. |
Resumen : | O sistema de financiamento da educação no Brasil se caracteriza por uma estrutura complexa, com problemas de eficiência, eficácia e eqüidade, ao tempo em que se apresentam algumas iniciativas novas como possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas. Estas características têm sido objeto de interesse crescente por parte de estudiosos e formuladores de políticas, tanto pela percepção das limitações do sistema vigente como pelas mudanças administrativas e fiscais promovidas pela Constituição de 1988 e, mais recentemente, por alguns governos estaduais e municipais. Este artigo analisa o referido sistema, examinando cada um dos aspectos acima mencionados. O texto inicia descrevendo a organização e estrutura do sistema, fornecendo, a seguir, um panorama das despesas em educação; identifica os problemas principais e descreve algumas experiências recentes que, de forma ainda parcial, tentam solucioná-los. Na sua conclusão, os autores argumentam que, para que se efetive as recentes mudanças, há necessidade de implementar-se procedimentos de avaliação e acompanhamento de forma a saber em que medida os remédios combatem as doenças ou os primeiros podem ser aperfeiçoados. |
Palabras clave : | educação finanças públicas sistema educacional despesas em educação municipalização descentralização |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2175 |
Fecha de publicación : | 1996 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
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