Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2175
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O financiamento do ensino público no Brasil: uma perspectiva político-econômica |
Other Titles: | Caderno CRH |
Authors: | Gomes, Cândido A. Verhine, Robert E. |
metadata.dc.creator: | Gomes, Cândido A. Verhine, Robert E. |
Abstract: | O sistema de financiamento da educação no Brasil se caracteriza por uma estrutura complexa, com problemas de eficiência, eficácia e eqüidade, ao tempo em que se apresentam algumas iniciativas novas como possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas. Estas características têm sido objeto de interesse crescente por parte de estudiosos e formuladores de políticas, tanto pela percepção das limitações do sistema vigente como pelas mudanças administrativas e fiscais promovidas pela Constituição de 1988 e, mais recentemente, por alguns governos estaduais e municipais. Este artigo analisa o referido sistema, examinando cada um dos aspectos acima mencionados. O texto inicia descrevendo a organização e estrutura do sistema, fornecendo, a seguir, um panorama das despesas em educação; identifica os problemas principais e descreve algumas experiências recentes que, de forma ainda parcial, tentam solucioná-los. Na sua conclusão, os autores argumentam que, para que se efetive as recentes mudanças, há necessidade de implementar-se procedimentos de avaliação e acompanhamento de forma a saber em que medida os remédios combatem as doenças ou os primeiros podem ser aperfeiçoados. |
Keywords: | educação finanças públicas sistema educacional despesas em educação municipalização descentralização |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2175 |
Issue Date: | 1996 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCRH-2006-183.pdf | 295,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.