Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21628
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Pedagogia com máscara neutra e máscara expressiva: uma abordagem corporal através da educação somática |
Autor : | Velez, Cecilia |
metadata.dc.creator: | Velez, Cecilia |
Resumen : | RESUMO A presente investigação de mestrado desenvolve um estudo teórico-prático com enfoque numa abordagem corporal através da educação somática para a pedagogia com máscara neutra e máscara expressiva. As referências centrais do uso da máscara são Lecoq (1997) e Contin (2003) que apresentam princípios pedagógicos e corporais específicos sobre este assunto. A partir da educação somática o estudo centraliza em fundamentos do método Feldenkrais (1977) e do Sistema Laban/Bartenieff (2006) que permitem um aprofundamento na compreensão corporal através da ênfase de princípios somáticos em comum. A experimentação prática deste estudo utiliza uma metodologia relacionada à Prática como Pesquisa (Practice as Research) através da Abordagem Somático-Performativa. Portanto, este estudo apresenta, de forma significativa, a realização da sua experimentação prática por meio de relatórios que expõem reflexões e descobertas processuais. ABSTRACT The present master’s research develops a theoretical and practical study focused on bodywork and movement through somatic education pedagogy using neutral mask and expressive mask. The main references for the use of mask are Lecoq (1997) and Contin (2003), who provided specific pedagogical principles and body language on this subject. Following from somatic education, this study focuses on fundamentals of the Feldenkrais method (1977) and also Laban/Bartenieff Movement Analysis (2006) that allows a deeper understanding of body movement with emphasis on common somatic principles. The practical experimentation of the present study uses a methodology related to Practice as Research with a Somatic-Performative Approach. Therefore, this research shows, significantly, the achievement of practical experimentation via reports which expose reflections and procedural findings. |
Palabras clave : | máscara neutra máscara expressiva educação somática commedia dell'arte abordagem somático-performativa |
metadata.dc.subject.cnpq: | Artes cênicas, Teatro, Educação Somática |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21628 |
Fecha de publicación : | 10-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGAC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Cecilia Retamoza.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.