Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Ciane-
dc.contributor.authorVelez, Cecilia-
dc.creatorVelez, Cecilia-
dc.date.accessioned2017-03-10T12:26:58Z-
dc.date.available2017-03-10T12:26:58Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.date.submitted2016-11-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21628-
dc.description.abstractRESUMO A presente investigação de mestrado desenvolve um estudo teórico-prático com enfoque numa abordagem corporal através da educação somática para a pedagogia com máscara neutra e máscara expressiva. As referências centrais do uso da máscara são Lecoq (1997) e Contin (2003) que apresentam princípios pedagógicos e corporais específicos sobre este assunto. A partir da educação somática o estudo centraliza em fundamentos do método Feldenkrais (1977) e do Sistema Laban/Bartenieff (2006) que permitem um aprofundamento na compreensão corporal através da ênfase de princípios somáticos em comum. A experimentação prática deste estudo utiliza uma metodologia relacionada à Prática como Pesquisa (Practice as Research) através da Abordagem Somático-Performativa. Portanto, este estudo apresenta, de forma significativa, a realização da sua experimentação prática por meio de relatórios que expõem reflexões e descobertas processuais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present master’s research develops a theoretical and practical study focused on bodywork and movement through somatic education pedagogy using neutral mask and expressive mask. The main references for the use of mask are Lecoq (1997) and Contin (2003), who provided specific pedagogical principles and body language on this subject. Following from somatic education, this study focuses on fundamentals of the Feldenkrais method (1977) and also Laban/Bartenieff Movement Analysis (2006) that allows a deeper understanding of body movement with emphasis on common somatic principles. The practical experimentation of the present study uses a methodology related to Practice as Research with a Somatic-Performative Approach. Therefore, this research shows, significantly, the achievement of practical experimentation via reports which expose reflections and procedural findings.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmáscara neutrapt_BR
dc.subjectmáscara expressivapt_BR
dc.subjecteducação somáticapt_BR
dc.subjectcommedia dell'artept_BR
dc.subjectabordagem somático-performativapt_BR
dc.titlePedagogia com máscara neutra e máscara expressiva: uma abordagem corporal através da educação somáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMascarenhas de Oliveira, George-
dc.contributor.refereesdas Graças Veloso, Jorge-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia, Escola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes cênicas, Teatro, Educação Somáticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cecilia Retamoza.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.