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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20712
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Dança: campo móvel para pensar alteridade |
Autor : | Carvalho, Daiana |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Daiana |
Resumen : | A presente pesquisa tem como campo de investigação a “alteridade” em processos colaborativos artísticos que utilizam a improvisação como ação criadora. Debruça-se sobre as experiências e práticas compositivas realizadas junto ao Grupo X de Improvisação em Dança, que há dezessete anos desenvolve pesquisa continuada em processos colaborativos, e sobre as minhas próprias experiências em formação em dança que transitam nesse campo de atuação. O estudo sugere que a alteridade, sob a perspectiva da interação corpo / ambiente potencializa a capacidade de conhecer e dialogar com as diferenças. Considera-se que o estar atento e perceptivo ao outro no ambiente circundante põe em jogo vários mecanismos atentivos do corpo, e que a alteridade também sofre interferências desses ajustes melhorando o fator comunicação entre os participantes. Em processos não hierarquizantes de organização cênica, a alteridade se evidencia, disponibilizando um modo de ser de corpo e intenção que se retroalimentam, e favorece a construção de um campo permeável ás trocas. Adotamos a compreensão do corpo como mídia de si mesmo, proposto pela Teoria do Corpomídia de Christine Greiner e Helena Katz (2005), juntamente com os estudos sobre alteridade de Bondía e Ronik, bem como o entendimento de processos colaborativos sob a perspectiva de Richard Sennett. Esses autores em conjunto sustentam as argumentações acerca de procedimentos compositivos que utilizam a colaboração em dança. A partir da prática e das questões geradas na ação, o fazer dos dançarinos e as obras As estrelas não vão ao chão, Superfícies de improvisação, Mais ou menos depois do meio – ocupe o 401, e Saída de emergência, foram contundentes para a compreensão de que a habilidade artística pode ser mediada pela alteridade, o que exige o reconhecimento das diferenças e das singularidades dos envolvidos, sobretudo, compreender que os acordos poéticos elaborados são desafios em continuidades e aperfeiçoamentos para ambos os lados. |
Palabras clave : | Colaboração em Dança Alteridade Improvisação Prática artística de dança Grupo X de Improvisação em Dança |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | PPGDança |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Dança |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20712 |
Fecha de publicación : | 3-oct-2016 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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