Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20297
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Jogos e brincadeiras: benefícios do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil
Autor : Carmo, Rita de Cassia Lima do
metadata.dc.creator: Carmo, Rita de Cassia Lima do
Resumen : O presente trabalho monográfico analisa a minha própria pratica tendo como objetivo geral investigar a importância de se trabalhar o lúdico como um instrumento pedagógico de aprendizagem facilitador para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras é um recurso pertinente que traz benefícios a todas os alunos, proporcionando momentos únicos de prazer, cooperação, integração, responsabilidade, e comprometimento com o aprender. O estudo foi realizado através da etnopesquisa e pesquisa bibliográfica em que a primeira permitiu-me ser pesquisadora observadora, refletir e analisar a minha pratica em sala de aula em relação a importância da ludicidade como metodologia preponderante para beneficiar a aprendizagem cognitiva das crianças da educação infantil. A ludicidade oferece benefícios para o desenvolvimento da criança, o interesse da criança em aprender cresce, sua motivação aumenta, pois ela se sente mais estimulada em aprender o que lhe está sendo ensinado, promovendo e efetivando um processo de ensino aprendizagem mais significativo.
ABSTRACT This monograph looks at my own practice with is to investigate the importance of work as playful as a pedagogical tool for facilitating learning for the child's cognitive development in early childhood education. The playful activity, represented by games and activities is a relevant feature that benefits all students, providing unique moments of pleasure, cooperation, integration, responsibility, and commitment to learn. The study was conducted by etnopesquisa and literature in the first allowed me to be observant researcher, reflect and analyze my practice in the classroom regarding the importance of playfulness as predominant methodology to benefit cognitive learning of children in early childhood education . The playfulness offers benefits for child development, child's interest in learning the grows, their motivation increases because it feels more stimulated to learn what he is being taught, promoting and effecting a more meaningful teaching and learning process.
Palabras clave : Ludicidade
Aprendizagem
Professor
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20297
Fecha de publicación : 8-sep-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FACED.pdf831,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.