Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Edna Rodrigues de-
dc.contributor.authorCarmo, Rita de Cassia Lima do-
dc.creatorCarmo, Rita de Cassia Lima do-
dc.date.accessioned2016-09-08T18:00:06Z-
dc.date.available2016-09-08T18:00:06Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20297-
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico analisa a minha própria pratica tendo como objetivo geral investigar a importância de se trabalhar o lúdico como um instrumento pedagógico de aprendizagem facilitador para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras é um recurso pertinente que traz benefícios a todas os alunos, proporcionando momentos únicos de prazer, cooperação, integração, responsabilidade, e comprometimento com o aprender. O estudo foi realizado através da etnopesquisa e pesquisa bibliográfica em que a primeira permitiu-me ser pesquisadora observadora, refletir e analisar a minha pratica em sala de aula em relação a importância da ludicidade como metodologia preponderante para beneficiar a aprendizagem cognitiva das crianças da educação infantil. A ludicidade oferece benefícios para o desenvolvimento da criança, o interesse da criança em aprender cresce, sua motivação aumenta, pois ela se sente mais estimulada em aprender o que lhe está sendo ensinado, promovendo e efetivando um processo de ensino aprendizagem mais significativo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This monograph looks at my own practice with is to investigate the importance of work as playful as a pedagogical tool for facilitating learning for the child's cognitive development in early childhood education. The playful activity, represented by games and activities is a relevant feature that benefits all students, providing unique moments of pleasure, cooperation, integration, responsibility, and commitment to learn. The study was conducted by etnopesquisa and literature in the first allowed me to be observant researcher, reflect and analyze my practice in the classroom regarding the importance of playfulness as predominant methodology to benefit cognitive learning of children in early childhood education . The playfulness offers benefits for child development, child's interest in learning the grows, their motivation increases because it feels more stimulated to learn what he is being taught, promoting and effecting a more meaningful teaching and learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras: benefícios do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Jocenildes Zacarias-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FACED.pdf831,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.