Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20087
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O desenvolvimento da moral nas perspectivas da família e da escola infantil: pontos e contrapontos refletidos na conduta da criança.
Autor : Moreira, Jaci Evangelista
metadata.dc.creator: Moreira, Jaci Evangelista
Resumen : O presente trabalho monográfico trata do desenvolvimento moral das crianças de 4 e 5 anos no contexto da Educação Infantil partindo do pressuposto de que as crianças percebem e dão sentido as regras e valores que vivenciam nas instituições família e escola. Teve como objetivo a analisar as expressões de moralidade das crianças da educação infantil diante dos princípios morais da docência e da família. Abrangendo conceitos da moralidade e sua relação com afetividade, tendo como fonte teórica Jean Piaget e Yves de La Taille para auxiliar a compreender e interpretar desenvolvimento da moral na infância e para tratar da interação social com a família os estudos realizados por Inez Gomide. A metodologia escolhida para realização desta pesquisa foi a abordagem qualitativa no viés da etnopesquisa, na qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e observações na sala de aula.Percebemos que as práticas educativas familiares calcadas na punição junto às estratégias disciplinadoras voltadas para o desenvolvimento moral utilizadas pelos docentes não estimulam a criança a refletir, dialogar e construir caminhos que a leve a ultrapassar os limites dessa fase da heteronomia.Vimos que na sala de aula as educadoras destinam muito tempo pedagógico para obter o controle das crianças do que para atender os objetivos da sua prática pedagógica. As expressões das crianças não são valorizadas vez que o que predomina é a forma coercitiva de agir e a visão adultocêntrica das educadoras. É possível que tal postura se origine da falta de conhecimento das mesmas em relação ao desenvolvimento e as fases da moralidade da infância.
Palabras clave : Moral
Educação Infantil
Desenvolvimento
Família
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20087
Fecha de publicación : 19-ago-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jaci.pdf264,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.