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dc.contributor.advisorSilva, Maria Elisa Pacheco de Oliveira-
dc.contributor.authorMoreira, Jaci Evangelista-
dc.creatorMoreira, Jaci Evangelista-
dc.date.accessioned2016-08-19T18:59:18Z-
dc.date.available2016-08-19T18:59:18Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20087-
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico trata do desenvolvimento moral das crianças de 4 e 5 anos no contexto da Educação Infantil partindo do pressuposto de que as crianças percebem e dão sentido as regras e valores que vivenciam nas instituições família e escola. Teve como objetivo a analisar as expressões de moralidade das crianças da educação infantil diante dos princípios morais da docência e da família. Abrangendo conceitos da moralidade e sua relação com afetividade, tendo como fonte teórica Jean Piaget e Yves de La Taille para auxiliar a compreender e interpretar desenvolvimento da moral na infância e para tratar da interação social com a família os estudos realizados por Inez Gomide. A metodologia escolhida para realização desta pesquisa foi a abordagem qualitativa no viés da etnopesquisa, na qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e observações na sala de aula.Percebemos que as práticas educativas familiares calcadas na punição junto às estratégias disciplinadoras voltadas para o desenvolvimento moral utilizadas pelos docentes não estimulam a criança a refletir, dialogar e construir caminhos que a leve a ultrapassar os limites dessa fase da heteronomia.Vimos que na sala de aula as educadoras destinam muito tempo pedagógico para obter o controle das crianças do que para atender os objetivos da sua prática pedagógica. As expressões das crianças não são valorizadas vez que o que predomina é a forma coercitiva de agir e a visão adultocêntrica das educadoras. É possível que tal postura se origine da falta de conhecimento das mesmas em relação ao desenvolvimento e as fases da moralidade da infância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO desenvolvimento da moral nas perspectivas da família e da escola infantil: pontos e contrapontos refletidos na conduta da criança.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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