Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O desenvolvimento da moral nas perspectivas da família e da escola infantil: pontos e contrapontos refletidos na conduta da criança.
Autor(es): Moreira, Jaci Evangelista
Autor(es): Moreira, Jaci Evangelista
Abstract: O presente trabalho monográfico trata do desenvolvimento moral das crianças de 4 e 5 anos no contexto da Educação Infantil partindo do pressuposto de que as crianças percebem e dão sentido as regras e valores que vivenciam nas instituições família e escola. Teve como objetivo a analisar as expressões de moralidade das crianças da educação infantil diante dos princípios morais da docência e da família. Abrangendo conceitos da moralidade e sua relação com afetividade, tendo como fonte teórica Jean Piaget e Yves de La Taille para auxiliar a compreender e interpretar desenvolvimento da moral na infância e para tratar da interação social com a família os estudos realizados por Inez Gomide. A metodologia escolhida para realização desta pesquisa foi a abordagem qualitativa no viés da etnopesquisa, na qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e observações na sala de aula.Percebemos que as práticas educativas familiares calcadas na punição junto às estratégias disciplinadoras voltadas para o desenvolvimento moral utilizadas pelos docentes não estimulam a criança a refletir, dialogar e construir caminhos que a leve a ultrapassar os limites dessa fase da heteronomia.Vimos que na sala de aula as educadoras destinam muito tempo pedagógico para obter o controle das crianças do que para atender os objetivos da sua prática pedagógica. As expressões das crianças não são valorizadas vez que o que predomina é a forma coercitiva de agir e a visão adultocêntrica das educadoras. É possível que tal postura se origine da falta de conhecimento das mesmas em relação ao desenvolvimento e as fases da moralidade da infância.
Palavras-chave: Moral
Educação Infantil
Desenvolvimento
Família
Escola
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20087
Data do documento: 19-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jaci.pdf264,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.