Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20002
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O lugar dos jogos em uma sala de quatro anos da educação infantil
Autor : Abreu, Eliane Cristina Neves
metadata.dc.creator: Abreu, Eliane Cristina Neves
Resumen : O presente estudo tem como objetivo analisar a construção do pensamento lógicomatemático através das práticas de jogos com criança do grupo 04 (quatro) da Educação Infantil. Nesse sentido, objetiva apresentar os tipos de jogos mais utilizados na minha sala de aula e destacar as ações manifestas do pensamento lógico matemático nessa faixa etária, considerando o uso dos jogos. Trata-se de uma pesquisa de inspiração etnográfica com intenção de compreender as ordens socioculturais em organização, constituída por sujeitos. A pesquisa se desenvolveu a luz da teoria de Piaget (1998) e estudos de Kishimoto (2011), e Friedmann (1996). Os dados revelam que os usos de jogos na Educação Infantil devem ser utilizados como forma de contribuir para que a criança amplie sua concentração, atenção, agilidade, a coordenação motora, além de proporcionarem trocas, envolvimento em situações que patrocinam a socialização, a cooperação, o respeito mútuo favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Com esse estudo desenvolvi uma consciência capaz de entender e refletir que os jogos na Educação Infantil são uma excelente estratégia de ensino e aprendizagem.
ABSTRACT This study aims to analyze the construction of logical-mathematical thinking through the game practices with child in the group four (04) of early childhood education. In this sense, objectively present the most used types of games in my classroom and highlight the obvious mathematical logical thinking actions in this age group, considering the use of games. This is an ethnographic inspiration survey intended to understand the sociocultural orders in organizations composed of subjects. Research has developed light Piaget's theory (1998) and studies of Kishimoto (2011) and Friedmann (1996). The data reveal that the game uses in kindergarten should be used as a way to help the children expand their concentration, attention, agility, coordination, and provide exchanges, involvement in situations that sponsor socialization, cooperation, mutual respect favoring the development of logicalmathematical reasoning. With this study developed a consciousness able to understand and reflect the games in kindergarten are an excellent teaching and learning strategy.
Palabras clave : Jogos
Conhecimento lógico-matemático
Educação infantil
Games
Logical-mathematical knowledge
Early childhood education
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Pré-Escolar
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20002
Fecha de publicación : 8-ago-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jogos.pdf693,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.