Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Maria Cristina Ribas-
dc.contributor.authorAbreu, Eliane Cristina Neves-
dc.creatorAbreu, Eliane Cristina Neves-
dc.date.accessioned2016-08-08T14:27:17Z-
dc.date.available2016-08-08T14:27:17Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20002-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a construção do pensamento lógicomatemático através das práticas de jogos com criança do grupo 04 (quatro) da Educação Infantil. Nesse sentido, objetiva apresentar os tipos de jogos mais utilizados na minha sala de aula e destacar as ações manifestas do pensamento lógico matemático nessa faixa etária, considerando o uso dos jogos. Trata-se de uma pesquisa de inspiração etnográfica com intenção de compreender as ordens socioculturais em organização, constituída por sujeitos. A pesquisa se desenvolveu a luz da teoria de Piaget (1998) e estudos de Kishimoto (2011), e Friedmann (1996). Os dados revelam que os usos de jogos na Educação Infantil devem ser utilizados como forma de contribuir para que a criança amplie sua concentração, atenção, agilidade, a coordenação motora, além de proporcionarem trocas, envolvimento em situações que patrocinam a socialização, a cooperação, o respeito mútuo favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Com esse estudo desenvolvi uma consciência capaz de entender e refletir que os jogos na Educação Infantil são uma excelente estratégia de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aims to analyze the construction of logical-mathematical thinking through the game practices with child in the group four (04) of early childhood education. In this sense, objectively present the most used types of games in my classroom and highlight the obvious mathematical logical thinking actions in this age group, considering the use of games. This is an ethnographic inspiration survey intended to understand the sociocultural orders in organizations composed of subjects. Research has developed light Piaget's theory (1998) and studies of Kishimoto (2011) and Friedmann (1996). The data reveal that the game uses in kindergarten should be used as a way to help the children expand their concentration, attention, agility, coordination, and provide exchanges, involvement in situations that sponsor socialization, cooperation, mutual respect favoring the development of logicalmathematical reasoning. With this study developed a consciousness able to understand and reflect the games in kindergarten are an excellent teaching and learning strategy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectConhecimento lógico-matemáticopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectLogical-mathematical knowledgept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleO lugar dos jogos em uma sala de quatro anos da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMota, Luciene Freitas-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jogos.pdf693,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.