Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19975
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Formação continuada na educação infantil e suas tecituras nas experiências das docentes de Camaçari |
Autor : | Oliveira, Simone da Silva |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Simone da Silva |
Resumen : | A pesquisa tem como objetivo investigar as mudanças na práticas pedagógicas das professoras da Rede Municipal e Comunitária de educação infantil de Camaçari-Bahia, relacionando-as com os princípios explícitos nos documentos e os estudos atuais sobre as concepções de criança, infância e das propostas pedagógicas que tangem o segmento, e a formação continuada que Secretaria de Educação do município promove desde 2007. Com o intuito de responder qual a relevância das formações continuadas realizadas em Camaçari para os professores, a presente pesquisa pautou-se na abordagem da etnopesquisa crítica, de cunho qualitativo,tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semi-estruturada que teve como dispositivo a gravação em áudio das narrativas das seis professoras de escolas diferentes que participaram pelo menos dois anos das formações do Proinfância e nos anos de 2014 e 2015 do projeto Paralapracá. As informações foram transcritas, interpretadas e analisadas, considerando as contribuições teóricas principalmente de Nóvoa, Kramer, Zilma Oliveira, kishimoto, além das percepções da pesquisadora e orientadora. A pesquisa evidenciou a importância das formações iniciais e continuadas para as mudanças ocorridas nas práticas junto às crianças,foram consideradas essenciais para a inovação da prática docente, principalmente as formações que potencializam as trocas de experiências entre as professoras. Compreendeu-se que o processo formativo é singular, depende da história de vida, saberes e do contexto social que cada professor está inserido. |
Palabras clave : | Educação infantil Formação continuada Prática docente |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-escolar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19975 |
Fecha de publicación : | 3-ago-2016 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Simone Silva Oliveira.pdf | 768,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.