Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Paula Trindade de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Simone da Silva | - |
dc.creator | Oliveira, Simone da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T18:44:29Z | - |
dc.date.available | 2016-08-03T18:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-11 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19975 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo investigar as mudanças na práticas pedagógicas das professoras da Rede Municipal e Comunitária de educação infantil de Camaçari-Bahia, relacionando-as com os princípios explícitos nos documentos e os estudos atuais sobre as concepções de criança, infância e das propostas pedagógicas que tangem o segmento, e a formação continuada que Secretaria de Educação do município promove desde 2007. Com o intuito de responder qual a relevância das formações continuadas realizadas em Camaçari para os professores, a presente pesquisa pautou-se na abordagem da etnopesquisa crítica, de cunho qualitativo,tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semi-estruturada que teve como dispositivo a gravação em áudio das narrativas das seis professoras de escolas diferentes que participaram pelo menos dois anos das formações do Proinfância e nos anos de 2014 e 2015 do projeto Paralapracá. As informações foram transcritas, interpretadas e analisadas, considerando as contribuições teóricas principalmente de Nóvoa, Kramer, Zilma Oliveira, kishimoto, além das percepções da pesquisadora e orientadora. A pesquisa evidenciou a importância das formações iniciais e continuadas para as mudanças ocorridas nas práticas junto às crianças,foram consideradas essenciais para a inovação da prática docente, principalmente as formações que potencializam as trocas de experiências entre as professoras. Compreendeu-se que o processo formativo é singular, depende da história de vida, saberes e do contexto social que cada professor está inserido. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Formação continuada na educação infantil e suas tecituras nas experiências das docentes de Camaçari | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | López, Mariel Cisneros | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|