Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Paula Trindade de-
dc.contributor.authorOliveira, Simone da Silva-
dc.creatorOliveira, Simone da Silva-
dc.date.accessioned2016-08-03T18:44:29Z-
dc.date.available2016-08-03T18:44:29Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.date.submitted2016-06-11-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19975-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo investigar as mudanças na práticas pedagógicas das professoras da Rede Municipal e Comunitária de educação infantil de Camaçari-Bahia, relacionando-as com os princípios explícitos nos documentos e os estudos atuais sobre as concepções de criança, infância e das propostas pedagógicas que tangem o segmento, e a formação continuada que Secretaria de Educação do município promove desde 2007. Com o intuito de responder qual a relevância das formações continuadas realizadas em Camaçari para os professores, a presente pesquisa pautou-se na abordagem da etnopesquisa crítica, de cunho qualitativo,tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semi-estruturada que teve como dispositivo a gravação em áudio das narrativas das seis professoras de escolas diferentes que participaram pelo menos dois anos das formações do Proinfância e nos anos de 2014 e 2015 do projeto Paralapracá. As informações foram transcritas, interpretadas e analisadas, considerando as contribuições teóricas principalmente de Nóvoa, Kramer, Zilma Oliveira, kishimoto, além das percepções da pesquisadora e orientadora. A pesquisa evidenciou a importância das formações iniciais e continuadas para as mudanças ocorridas nas práticas junto às crianças,foram consideradas essenciais para a inovação da prática docente, principalmente as formações que potencializam as trocas de experiências entre as professoras. Compreendeu-se que o processo formativo é singular, depende da história de vida, saberes e do contexto social que cada professor está inserido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleFormação continuada na educação infantil e suas tecituras nas experiências das docentes de Camaçaript_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLópez, Mariel Cisneros-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Simone Silva Oliveira.pdf768,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.