Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19962
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Limites e possibilidades do trabalho com a leitura e escrita na educação infantil: dilemas da prática docente na Rede Pública Municipal de Salvador
Authors: Muniz, Sidnéia Simões
metadata.dc.creator: Muniz, Sidnéia Simões
Abstract: Este trabalho consiste em uma pesquisa (auto) biográfica de caráter teórico-reflexivo, que se propõe analisar quais os limites e as possibilidades do trabalho com a língua escrita na educação infantil e dilemas da prática docente na Rede Municipal de Ensino de Salvador. O estudo foi estruturado em duas sessões principais, a primeira, narrativas da experiência docente, na qual apresento o memorial da minha trajetória profissional, e a segunda, que além da descrição da minha trajetória como professora, expõe entraves referentes à prática pedagógica no trabalho com a linguagem escrita. Diante das análises ficou compreendido que os limites se dão quando são propostas atividades desprovidas de significados às crianças e as possibilidades estão em um trabalho com a linguagem escrita que respeite as necessidades integrais das mesmas. Para reflexão do referido tema foram utilizados alguns teóricos, dentre eles Oliveira (2011), Macedo e Azevedo (2013), Kuhlmann Jr. (2007), Campos (2009) e Ferreiro (2008). Palavras-
Keywords: Educação infantil
Formação docente
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Infantil
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19962
Issue Date: 3-Aug-2016
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO SIDNÉIA SIMÕES MUNIZ.pdf403,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.