Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19959
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Literatura infantil: conto, reconto e suas contribuições para a construção da consciência crítica na criança
Authors: Batista, Dina Rosa Nunes
metadata.dc.creator: Batista, Dina Rosa Nunes
Abstract: Essa monografia tem como finalidade refletir sobre as contribuições da literatura infantil a partir das abordagens de Fanny Abramovich e Regina Ziberman. Refletir também sobre a realidade vivida, a prática na atividade docente na escola infantil Apito de turno integral, cidade Camaçari-Bahia. Na modalidade pesquisa em ação através do conto e reconto na construção da consciência critica na criança, por meio de uma ação educativa organizada nas práticas de interação com o universo da leitura de forma prazerosa aproveitando os espaços escolares, em especial a biblioteca, como motivador para a criança se expressar, conhecer e ressignificar o mundo que a cerca. Levando em consideração a perspectiva da criança e os saberes experimentados e ampliados. As análises, reflexões e observações partiram do interesse das crianças pelo espaço da biblioteca e do incentivo à leitura para o seu senso crítico, além da relação com a contação de histórias e dramatização. O resultado proporcionou validar os benefícios para o desenvolvimento da autoestima, criatividade, socialização, bem estar, identidade, apropriação e ressignificação de conhecimento de mundo, além dos avanços essenciais na formação critica do sujeito. Palavras chave: Literatura infantil, leitura, conto e reconto, formação critica.
ABSTRACT This monograph aims to reflect on the contributions of children's literature from the approaches of Fanny Abramovich and Regina Ziberman. Reflect also on the lived reality, the practice in teaching at the kindergarten Whistle fulltime, Camaçari, Bahia city. In the modality research in action through the tale and retelling the construction of critical awareness in children through an educational activity organized in interaction practices with the universe of reading pleasurable way taking advantage of school spaces, particularly the library, as a motivator for the child to express, understand and reframe the world around. Taking into consideration the child's perspective and experienced and expanded knowledge. The analyzes, reflections and observations set out in the interests of children at the library space and encouraging reading for your critical sense and the relation with the storytelling and drama. The result provided validate the benefits for the development of self-esteem, creativity, socialization, welfare, identity, ownership and world knowledge of reframing, besides the essential advances in training criticizes the subject. Keywords: Children's literature, reading, story and retelling, training critical.
Keywords: Literatura infantil
Leitura
Conto e reconto
Formação critica
Children's literature
Reading
Story and retelling
Training critical
metadata.dc.subject.cnpq: Literatura infantil
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19959
Issue Date: 2-Aug-2016
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final Dina Rosa OK.pdf771,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.