Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGramacho, Regina Lúcia de Araujo-
dc.contributor.authorBatista, Dina Rosa Nunes-
dc.creatorBatista, Dina Rosa Nunes-
dc.date.accessioned2016-08-02T19:39:09Z-
dc.date.available2016-08-02T19:39:09Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19959-
dc.description.abstractEssa monografia tem como finalidade refletir sobre as contribuições da literatura infantil a partir das abordagens de Fanny Abramovich e Regina Ziberman. Refletir também sobre a realidade vivida, a prática na atividade docente na escola infantil Apito de turno integral, cidade Camaçari-Bahia. Na modalidade pesquisa em ação através do conto e reconto na construção da consciência critica na criança, por meio de uma ação educativa organizada nas práticas de interação com o universo da leitura de forma prazerosa aproveitando os espaços escolares, em especial a biblioteca, como motivador para a criança se expressar, conhecer e ressignificar o mundo que a cerca. Levando em consideração a perspectiva da criança e os saberes experimentados e ampliados. As análises, reflexões e observações partiram do interesse das crianças pelo espaço da biblioteca e do incentivo à leitura para o seu senso crítico, além da relação com a contação de histórias e dramatização. O resultado proporcionou validar os benefícios para o desenvolvimento da autoestima, criatividade, socialização, bem estar, identidade, apropriação e ressignificação de conhecimento de mundo, além dos avanços essenciais na formação critica do sujeito. Palavras chave: Literatura infantil, leitura, conto e reconto, formação critica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This monograph aims to reflect on the contributions of children's literature from the approaches of Fanny Abramovich and Regina Ziberman. Reflect also on the lived reality, the practice in teaching at the kindergarten Whistle fulltime, Camaçari, Bahia city. In the modality research in action through the tale and retelling the construction of critical awareness in children through an educational activity organized in interaction practices with the universe of reading pleasurable way taking advantage of school spaces, particularly the library, as a motivator for the child to express, understand and reframe the world around. Taking into consideration the child's perspective and experienced and expanded knowledge. The analyzes, reflections and observations set out in the interests of children at the library space and encouraging reading for your critical sense and the relation with the storytelling and drama. The result provided validate the benefits for the development of self-esteem, creativity, socialization, welfare, identity, ownership and world knowledge of reframing, besides the essential advances in training criticizes the subject. Keywords: Children's literature, reading, story and retelling, training critical.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConto e recontopt_BR
dc.subjectFormação criticapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectStory and retellingpt_BR
dc.subjectTraining criticalpt_BR
dc.titleLiteratura infantil: conto, reconto e suas contribuições para a construção da consciência crítica na criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesJesus, Cláudia Santos de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final Dina Rosa OK.pdf771,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.