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Title: Equidade e programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão: análise das relações no ensino superior
Authors: Guedes, Gislaine Nunes de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Lordêlo, José Albertino Carvalho
Keywords: Desempenho;Equidade;Pesquisa;Extensão;Performance;Equity;Research;Extension
Issue Date: 28-Jul-2016
Abstract: Esta dissertação propôs discutir a equidade proporcionada através de programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão e sua relação com o desempenho dos alunos do ensino superior do IFBA a partir dos resultados do exame do ENADE/2011, no tocante ao processo de acesso e desempenho do aluno cotista, contrapondo aos alunos não cotistas, com o objetivo de identificar se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia tem viabilizado condições de equidade e auxiliando na melhora do desempenho dos estudantes concluintes, a partir destes programas. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, e desta forma responder as questões norteadoras da pesquisa, o estudo foi caracterizado como um estudo empírico, exploratório, firmado nos aspectos quantitativos com foco específico no levantamento e análise do objeto a ser estudado, tendo como base os microdados do INEP, referente ao resultado do ENADE/2011. A amostra foi composta por 141 estudantes concluintes dos cursos de Engenharia Elétrica do Câmpus Vitória da Conquista; Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Salvador, e Licenciatura em Matemática do Câmpus de Eunápolis. Para coleta, tratamento e análise, foi utilizado o Software SPSS e a estatística descritiva. Dentre os resultados destacamos que os cursos de engenharia e licenciatura em matemática predominam o gênero masculino com 76,6% e estes obtiveram o desempenho maior que o gênero feminino. Estão constituídos com maior quantidade pela etnia autodeclarada pardo(a)/mulato(a) (46,8%) e branco (36%); 39,6 tem renda acima de 4,5 salários mínimo; 91,4% são não cotistas e somente 8,6% são cotistas, sendo que estes apresentaram desempenho mediano menor comparado com os não cotistas. Os resultados da analise descritiva também demonstraram que o background familiar teve significativa influencia no desempenho. Quanto à influência dos programas institucionais, teve-se que, a iniciação cientifica mostrou um resultado positivo no desempenho, enquanto a extensão e monitoria não. Diante disso, sugere-se a instituição tem contribuído para uma politica que não favorece a desigualdade. Porém, quando se faz o desdobramento dos estudantes em cotista e não cotista, esse resultado se inverte, visto que, os cotistas estão em maior número nos programas que não contribuíram com o desempenho (extensão e monitoria), enquanto no programa de iniciação científica a participação dos cotistas é muito menor comparado à participação dos não cotistas.
ABSTRACT This dissertation discuss the proposed equity provided through institutional educational programs, research and extension and its relation to the performance of higher education students IFBA from the results of the examination of ENADE / 2011 regarding access process and performance student shareholder, countering students not shareholders, in order to identify whether the Federal Institute of Education, Science and Technology Bahia has enabled playing field and assisting in the performance improvement of students graduating from these programs. In order to achieve the proposed objectives, and thus answer the guiding questions of the research, the study was characterized as an empirical exploratory study, signed the quantitative aspects with a specific focus on the survey and analysis of the object to be studied, based on the microdata from INEP, referring to the result of ENADE / 2011. The sample consisted of 141 graduating students of Electrical Engineering courses Campus Vitória da Conquista; Electric Industrial Engineering, Mechanical Engineering and Industrial Technology Analysis and Systems Development Campus Salvador, and Degree in Mathematics from the Campus of Eunápolis. For collection, processing and analysis, we used the SPSS software and descriptive statistics. Among the results highlighted that engineering courses and degree in mathematics predominate the masculine gender with 76.6% and achieved these performance greater than the females. They are made with the highest amount by brown self-reported ethnicity (a) / mulatto (a) (46.8%) and white (36%); 39.6 has income above 4.5 minimum wages; 91.4% are not shareholders and only 8.6% are shareholders, and these had lower average performance compared to non-shareholders. The results of the descriptive analysis also showed that family background had significant influence on performance. As for the influence of institutional programs, it had to, the scientific initiative showed a positive performance, while extension and monitoring not. Therefore, it is suggested that the institution has contributed to a policy that does not favor inequality. But when it is the unfolding of students in shareholder and no shareholder, this result is reversed, since the shareholders are in greater numbers in the programs that did not contribute to the performance (extension and monitoring), while in undergraduate research program participation of shareholders is much smaller compared to the non-shareholders.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19874
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