Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19589
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Percepção acerca da qualidade e utilidade do relatório de avaliação do ENADE: um estudo na área de negócios |
Autor(es): | Freitas, Sheizi Calheira Barbosa, Ismael Galvão, Juliana Abadia Miranda, Gilberto José |
Autor(es): | Freitas, Sheizi Calheira Barbosa, Ismael Galvão, Juliana Abadia Miranda, Gilberto José |
Abstract: | Este artigo teve por objetivo conhecer a percepção que coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis têm sobre a utilidade e qualidade do Relatório de Curso do ENADE e de que forma tais compreensões relacionam-se com o desempenho dos cursos na avaliação. Com uma amostra de 101 cursos, utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Linear Múltipla. A Análise Fatorial gerou dois fatores: um é resultante da percepção positiva; e outro, resultante da percepção crítica acerca da utilidade e qualidade do Relatório de Curso do ENADE. Por sua vez, os resultados das regressões sugerem que cursos cujos gestores revelaram uma visão positiva acerca da qualidade e utilidade do Relatório de Curso obtiveram notas mais altas na avaliação. Depreende-se que a percepção favorável sobre o relatório de avaliação pode fomentar o seu uso, munindo os gestores de informações que os auxilie na gestão dos cursos. |
Palavras-chave: | Avaliação ENADE Ciências Contábeis Administração |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UFSC |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19589 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepção acerca da qualidade e utilidade.pdf | 7,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.