https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19037
Tipo: | Dissertação |
Título: | As concepções e práticas dos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFBA, Campus Salvador, em relação às tecnologias digitais |
Autor(es): | Marinho, Maria Helena Oliveira e |
Autor(es): | Marinho, Maria Helena Oliveira e |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender características, comportamentos,
anseios e desejos dos jovens que ingressam no ensino técnico integrado ao ensino médio do
IFBA, com relação ao uso das TIC. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa e
utilizados, como instrumentos para a produção de dados, questionário e grupo focal. Os
resultados obtidos revelaram que os jovens que ingressam no IFBA são provenientes de
contextos socioeconômicos diferenciados. As concepções e práticas desses jovens, com
relação às tecnologias digitais, revelaram modos de pensar, sentir e agir compatíveis com a
geração que vive imersa no mundo digital, sem contudo deixar de evidenciar a pluralidade nos
modos de ser jovem na sociedade contemporânea. A pesquisa revelou também que os jovens
desejam a incorporação das TIC nas práticas pedagógicas dos professores, mas ainda
visualizam essa inserção numa perspectiva instrumental, visando apenas a motivação para as
aulas. Entretanto, demonstram que estão abertos a outras práticas que podem ser mediadas
pelo professor, numa nova dinâmica, envolvendo as tecnologias e traçando novos rumos para
a educação. Abstract This research aimed to comprehend the characteristics, behavior, aspirations and wishes of the young men and women who enter the technical education program integrated to high school at IFBA, relative to their use of the ICTs. In order to accomplish that, a qualitative approach was adopted and questionnaires and focal groups were used as instruments to gather data. Results showed that these young entrants at IFBA come from diverse socioeconomic backgrounds. The conceptions and practices of these young people, relative to their use of digital technologies, reveal thoughts, feelings and attitudes compatible to a generation that lives immersed in the digital world, whilst showing evidence of the diversity of possible ways of being young in the contemporary society. This research also shows that these young people wish for the incorporation of the ICTs to the pedagogical practices of their teachers, but do so from an instrumental perspective, which treats these ICTs only as class motivators. However, the studied group has also shown acceptance for other practices which can be mediated by the teacher, in a new dynamic, involving the technological devices and, consequently, pointing new paths for the education. |
Palavras-chave: | Educação - Efeito das inovações tecnológicas Instituto Federal de Educação Juventude Tecnologias Digitais Tecnologia e juventude Juventude - Aspectos sociais Tecnologia da informação Education Federal Institute of Education Youth Digital technologies |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19037 |
Data do documento: | 2-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DE MH.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.