Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorMarinho, Maria Helena Oliveira e-
dc.creatorMarinho, Maria Helena Oliveira e-
dc.date.accessioned2016-05-02T16:06:34Z-
dc.date.available2016-05-02T16:06:34Z-
dc.date.issued2016-05-02-
dc.date.submitted2014-07-31-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19037-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender características, comportamentos, anseios e desejos dos jovens que ingressam no ensino técnico integrado ao ensino médio do IFBA, com relação ao uso das TIC. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa e utilizados, como instrumentos para a produção de dados, questionário e grupo focal. Os resultados obtidos revelaram que os jovens que ingressam no IFBA são provenientes de contextos socioeconômicos diferenciados. As concepções e práticas desses jovens, com relação às tecnologias digitais, revelaram modos de pensar, sentir e agir compatíveis com a geração que vive imersa no mundo digital, sem contudo deixar de evidenciar a pluralidade nos modos de ser jovem na sociedade contemporânea. A pesquisa revelou também que os jovens desejam a incorporação das TIC nas práticas pedagógicas dos professores, mas ainda visualizam essa inserção numa perspectiva instrumental, visando apenas a motivação para as aulas. Entretanto, demonstram que estão abertos a outras práticas que podem ser mediadas pelo professor, numa nova dinâmica, envolvendo as tecnologias e traçando novos rumos para a educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This research aimed to comprehend the characteristics, behavior, aspirations and wishes of the young men and women who enter the technical education program integrated to high school at IFBA, relative to their use of the ICTs. In order to accomplish that, a qualitative approach was adopted and questionnaires and focal groups were used as instruments to gather data. Results showed that these young entrants at IFBA come from diverse socioeconomic backgrounds. The conceptions and practices of these young people, relative to their use of digital technologies, reveal thoughts, feelings and attitudes compatible to a generation that lives immersed in the digital world, whilst showing evidence of the diversity of possible ways of being young in the contemporary society. This research also shows that these young people wish for the incorporation of the ICTs to the pedagogical practices of their teachers, but do so from an instrumental perspective, which treats these ICTs only as class motivators. However, the studied group has also shown acceptance for other practices which can be mediated by the teacher, in a new dynamic, involving the technological devices and, consequently, pointing new paths for the education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectTecnologia e juventudept_BR
dc.subjectJuventude - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFederal Institute of Educationpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.titleAs concepções e práticas dos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFBA, Campus Salvador, em relação às tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto César Rios-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MH.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.