Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18662
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Percepções sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Escola de Música e no IHAC/UFBA |
Autor : | Bezerra, Maria Helena |
metadata.dc.creator: | Bezerra, Maria Helena |
Resumen : | Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) foram implantados na UFBA, em 2009, depois de a Universidade ter aderido ao Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Por se tratar de uma arquitetura baseada em ciclos, recente na UFBA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos acerca do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e o processo migratório tanto para área de concentração quanto para o Curso de Progressão Linear (CPL) em Música. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso; para a análise dos dados obtidos nas entrevistas, procedeu-se à análise de conteúdo segundo Bardin e Bauer & Gaskell, a partir de três eixos: Criação e Implantação dos Bacharelados Interdisciplinares; Avaliação acerca dos Bacharelados Interdisciplinares – categorias Afiliação e Informação e Orientação acadêmica; Fatores determinantes para escolhas do aluno – categorias Escolha pelo BI e CPL e Escolha pela área de concentração em Música. Para a contextualização da problemática, foram utilizadas a revisão documental e entrevistas semiestruturadas numa abordagem qualitativa, sob a ótica dos atores do quadro da Escola de Música (EMUS) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Os resultados apontaram para a preocupação quanto à definição do tipo de universidade que o Brasil pretende ter, pois até o presente momento existem sobreposições de propostas, sendo necessárias reformulações; aprimorar as informações e orientações prestadas aos alunos sobre o ingresso no BI e CPL, inclusive no que tange à prova de habilidade específica; a importância de o aluno de se afiliar e caminhar com autonomia. As escolhas pelo BI e CPL ainda sofrem influências de familiares e amigos, sendo necessário esclarecimento e disseminação da proposta junto àqueles que pensam ser o BI uma porta de acesso e não uma modalidade de formação. |
Palabras clave : | Bacharelado Interdisiciplinar em Artes Progressão Linear Migração BI/CPLMusica Escolhas |
metadata.dc.subject.cnpq: | Gestão, Formação e Universidade |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | IHAC/EISU |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Estudos Interdisiciplinares Sobre a Universidade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18662 |
Fecha de publicación : | 29-feb-2016 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGEISU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PARA RI.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.