Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18662
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Percepções sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Escola de Música e no IHAC/UFBA
Autor : Bezerra, Maria Helena
metadata.dc.creator: Bezerra, Maria Helena
Resumen : Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) foram implantados na UFBA, em 2009, depois de a Universidade ter aderido ao Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Por se tratar de uma arquitetura baseada em ciclos, recente na UFBA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos acerca do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e o processo migratório tanto para área de concentração quanto para o Curso de Progressão Linear (CPL) em Música. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso; para a análise dos dados obtidos nas entrevistas, procedeu-se à análise de conteúdo segundo Bardin e Bauer & Gaskell, a partir de três eixos: Criação e Implantação dos Bacharelados Interdisciplinares; Avaliação acerca dos Bacharelados Interdisciplinares – categorias Afiliação e Informação e Orientação acadêmica; Fatores determinantes para escolhas do aluno – categorias Escolha pelo BI e CPL e Escolha pela área de concentração em Música. Para a contextualização da problemática, foram utilizadas a revisão documental e entrevistas semiestruturadas numa abordagem qualitativa, sob a ótica dos atores do quadro da Escola de Música (EMUS) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Os resultados apontaram para a preocupação quanto à definição do tipo de universidade que o Brasil pretende ter, pois até o presente momento existem sobreposições de propostas, sendo necessárias reformulações; aprimorar as informações e orientações prestadas aos alunos sobre o ingresso no BI e CPL, inclusive no que tange à prova de habilidade específica; a importância de o aluno de se afiliar e caminhar com autonomia. As escolhas pelo BI e CPL ainda sofrem influências de familiares e amigos, sendo necessário esclarecimento e disseminação da proposta junto àqueles que pensam ser o BI uma porta de acesso e não uma modalidade de formação.
Palabras clave : Bacharelado Interdisiciplinar em Artes
Progressão Linear
Migração BI/CPLMusica
Escolhas
metadata.dc.subject.cnpq: Gestão, Formação e Universidade
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: IHAC/EISU
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Estudos Interdisiciplinares Sobre a Universidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18662
Fecha de publicación : 29-feb-2016
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEISU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO PARA RI.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.