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dc.contributor.advisorVeras, Renata Meira-
dc.contributor.authorBezerra, Maria Helena-
dc.creatorBezerra, Maria Helena-
dc.date.accessioned2016-02-29T21:22:24Z-
dc.date.available2016-02-29T21:22:24Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.date.submitted2015-09-21-
dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18662-
dc.description.abstractOs Bacharelados Interdisciplinares (BI) foram implantados na UFBA, em 2009, depois de a Universidade ter aderido ao Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Por se tratar de uma arquitetura baseada em ciclos, recente na UFBA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos acerca do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e o processo migratório tanto para área de concentração quanto para o Curso de Progressão Linear (CPL) em Música. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso; para a análise dos dados obtidos nas entrevistas, procedeu-se à análise de conteúdo segundo Bardin e Bauer & Gaskell, a partir de três eixos: Criação e Implantação dos Bacharelados Interdisciplinares; Avaliação acerca dos Bacharelados Interdisciplinares – categorias Afiliação e Informação e Orientação acadêmica; Fatores determinantes para escolhas do aluno – categorias Escolha pelo BI e CPL e Escolha pela área de concentração em Música. Para a contextualização da problemática, foram utilizadas a revisão documental e entrevistas semiestruturadas numa abordagem qualitativa, sob a ótica dos atores do quadro da Escola de Música (EMUS) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Os resultados apontaram para a preocupação quanto à definição do tipo de universidade que o Brasil pretende ter, pois até o presente momento existem sobreposições de propostas, sendo necessárias reformulações; aprimorar as informações e orientações prestadas aos alunos sobre o ingresso no BI e CPL, inclusive no que tange à prova de habilidade específica; a importância de o aluno de se afiliar e caminhar com autonomia. As escolhas pelo BI e CPL ainda sofrem influências de familiares e amigos, sendo necessário esclarecimento e disseminação da proposta junto àqueles que pensam ser o BI uma porta de acesso e não uma modalidade de formação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBacharelado Interdisiciplinar em Artespt_BR
dc.subjectProgressão Linearpt_BR
dc.subjectMigração BI/CPLMusicapt_BR
dc.subjectEscolhaspt_BR
dc.titlePercepções sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Escola de Música e no IHAC/UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.refereesMatos, Robson-
dc.contributor.refereesRocha, Marcelo-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades Artes e Ciencias Prof. Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Estudos Interdisiciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIHAC/EISUpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqGestão, Formação e Universidadept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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