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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18425
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Práticas gestoras na escola pública: estudo de caso no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães |
Authors: | Nascimento, André Luiz Brito |
metadata.dc.creator: | Nascimento, André Luiz Brito |
Abstract: | Este estudo analisa a experiência de gestão escolar, a partir do exercício de suas funções
administrativas, pedagógicas e de gestão financeira, em uma unidade escolar do programa
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizada na Região Econômica do Paraguaçu.
Instituída mediante decreto assinado pelo então governador da Bahia César Borges, em maio
de 1998, essa rede de escolas públicas de ensino médio foi implantada para servir de
referência para todo o sistema estadual de ensino. Concebidos dentro do Programa de
Ampliação e Melhoria do Ensino Médio, os colégios modelo tinham por objetivo oferecer à
sociedade baiana novos parâmetros educacionais, por meio do curso de Formação Geral, com
módulos instrumentais de Informática Básica, Língua Estrangeira e Gestão Empreendedora.
Para tanto, a investigação adotou a perspectiva que concebe a gestão escolar em sua dimensão
experiencial, a partir da assunção de saberes e práticas que emergem em um determinado
contexto situacional, possibilitando aos gestores o desenvolvimento de conhecimentos e
competências mediante desafios postos no cotidiano, capazes de atender a demandas
administrativas, pedagógicas e de gestão financeira, que não podem ser separadas de forma
absoluta. Foi procedida a reconstituição das práticas dos gestores ao longo da trajetória
institucional da escola investigada, de 1999 a 2007, visando identificar peculiaridades,
recorrências, continuidades e descontinuidades que contribuíssem para a compreensão de
processos e mediações que condicionam o exercício da gestão escolar sob circunstâncias,
muitas vezes, desfavoráveis e adversas para a realização dos fins educacionais. A pesquisa
foi desenvolvida no período de 2006/2007, por meio da realização de um estudo de caso, cuja
coleta de dados contemplou levantamento documental, conversas informais, observação
direta, registro em diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionários.
Apesar do discurso oficial ressaltar a criação dos Colégios Modelo como algo que
revolucionaria a educação baiana e brasileira, por apresentarem padrão arquitetônico de
excelência e proposta pedagógica inovadora para o ensino médio, a investigação constatou
uma realidade bem diferente daquela difundida pelas autoridades governamentais. Na
verdade, a unidade escolar pesquisada apresenta, desde sua implantação, problemas
estruturais que dificultam, em certa medida, a realização dos fins educacionais, dentre os
quais podemos citar a ausência de um quadro de servidores técnico-administrativos efetivos, o
que obriga o colégio a recorrer ao expediente de contratações temporárias, comprometendo a
realização das atividades-meio em diversos setores da escola, em virtude da baixa
qualificação e rotatividade desses funcionários e a escassez de recursos financeiros repassados
pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em relação às despesas de custeio e
de capital. ABSTRACT This study analyzes the experience of school management, from the exercise of its administrative, pedagogical functions and of financial management, in a school unit of the programa Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, located in the Economic Region of the Paraguaçu. Instituted by means of decree signed for the governor of the Bahia Cesar Borges, in May of 1998, this net of public schools of Junior High school level was implanted to serve all of reference for the state system of education. Conceived inside of the Program of Magnifying and Improvement of Junior High school level, model schools had for objective to offer to the Bahia´s society new educational parameters, by means of the course of General Formation, with instrumental modules of Basic Computer science, Foreign Language and Enterprising Management. For that, the inquiry adopted the perspective that conceives the school management in its experiential dimension, from the installation of knowledge and practices which emerge in a definitive situational context, making possible to the managers the development of knowledge and abilities by means of challenges ranks in daily, able to take care of the administrative, pedagogical demands and of financial management, that cannot be separate of absolute form. It was proceeded the reconstitution from the practices of the managers throughout the institutional trajectory of the investigated school, of 1999 to 2007, aiming at to identify peculiarities, recurrences, continuities and discontinuities that contributed for the understanding of processes and mediations that condition the exercise of the school management under circumstances, much times, favorable and adverse for the accomplishment of the educational ends. The research was developed in the period of 2006/2007, by means of the accomplishment of a case study, whose collection of data contemplated documentary survey, informal colloquies, direct comment, register in daily notes, interviews done and application of questionnaires. Although the official speech to stand out the creation of the Colégios Modelo as something that would revolutionize the Bahia´s and Brazilian education, for presenting standard architectural of innovative excellence and proposal pedagogical for Junior High School level, the inquiry evidenced a very different reality of that one spread out by the governmental authorities. In the truth, the searched school unit presents, since its implantation, structural problems that make it difficult, in certain way, the accomplishment of the educational ends, amongst which we can say the absence of a staff of effective technician-administrative servers, what it compels the school to appeal to the expedient of temporary contracts, compromising the accomplishment of the activities-half in diverse sectors of the school, due to low the qualification and rotation of these employees and the scarcity of financial resources reposed by the Secretary of the Education of the State of the Bahia (SEC), in relation the expenditures of defray and capital. |
Keywords: | Gestão escolar Práticas gestoras Autonomia escolar. Democratização da escola School management Practical managers Democratization of the school School autonomy |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18425 |
Issue Date: | 18-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
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