Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17309
Tipo: Dissertação
Título: Formação em organização da cultura: análise da experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais
Autor(es): Mello, Ugo Barbosa de
Autor(es): Mello, Ugo Barbosa de
Abstract: A pesquisa desenvolvida tem como temas centrais de discussão e análise questões referentes tanto à formação dos profissionais do campo da organização da cultura – que abrangem a produção, a gestão e as políticas culturais – como também das questões referentes à educação online – compreendida como fenômeno da cibercultura. As duas temáticas se relacionam neste trabalho a partir da análise feita sobre a experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais, realizado entre setembro de 2009 e abril de 2010, através da parceria entre a SECULT/Ba, SESC SP e Ministério da Cultura do Brasil, como ação da política executada por este, com o propósito de atender as demandas feitas pelo campo cultural sobre a formação desses profissionais. O curso-piloto analisado surge, então, como ação estratégica para a implementação do Sistema Nacional de Cultura e tem como base metodológica central a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o desenvolvimento do processo formativo. A análise da experiência online de formação do curso é realizada a partir dos aspectos técnicos, da concepção do desenho didático, da usabilidade e navegabilidade, da participação e acompanhamento dos usuários, e das avaliações e aprimoramentos do ambiente digital utilizado no curso. Para tanto, são empregadas as concepções pertinentes à educação online, à cibercultura, e ao ciberespaço, através dos conceitos de colaboração, interatividade e hipertextualidade. A análise e discussão dos dados, a partir dos documentos oficiais e pesquisas qualitativa e quantitativa realizadas com os sujeitos do processo, são apresentados com a finalidade de verificação sobre as potencialidades da educação online neste curso.
Palavras-chave: Formação em organização da cultura
Educação online
Ambiente virtual de aprendizagem
Cultura organizacional
Realidade virtual na educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17309
Data do documento: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.