DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Dissertações de Mestrado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17309

Title: Formação em organização da cultura: análise da experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais
Authors: Mello, Ugo Barbosa de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Couto, Edvaldo Souza
Keywords: Formação em organização da cultura;Educação online;Ambiente virtual de aprendizagem;Cultura organizacional;Realidade virtual na educação
Issue Date: 30-Mar-2015
Abstract: A pesquisa desenvolvida tem como temas centrais de discussão e análise questões referentes tanto à formação dos profissionais do campo da organização da cultura – que abrangem a produção, a gestão e as políticas culturais – como também das questões referentes à educação online – compreendida como fenômeno da cibercultura. As duas temáticas se relacionam neste trabalho a partir da análise feita sobre a experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais, realizado entre setembro de 2009 e abril de 2010, através da parceria entre a SECULT/Ba, SESC SP e Ministério da Cultura do Brasil, como ação da política executada por este, com o propósito de atender as demandas feitas pelo campo cultural sobre a formação desses profissionais. O curso-piloto analisado surge, então, como ação estratégica para a implementação do Sistema Nacional de Cultura e tem como base metodológica central a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o desenvolvimento do processo formativo. A análise da experiência online de formação do curso é realizada a partir dos aspectos técnicos, da concepção do desenho didático, da usabilidade e navegabilidade, da participação e acompanhamento dos usuários, e das avaliações e aprimoramentos do ambiente digital utilizado no curso. Para tanto, são empregadas as concepções pertinentes à educação online, à cibercultura, e ao ciberespaço, através dos conceitos de colaboração, interatividade e hipertextualidade. A análise e discussão dos dados, a partir dos documentos oficiais e pesquisas qualitativa e quantitativa realizadas com os sujeitos do processo, são apresentados com a finalidade de verificação sobre as potencialidades da educação online neste curso.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17309
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO (Ugo B. Mello) vs completa c ficha.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA