https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17309
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.contributor.author | Mello, Ugo Barbosa de | - |
dc.creator | Mello, Ugo Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-30T16:32:32Z | - |
dc.date.available | 2015-03-30T16:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2014-02-17 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17309 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida tem como temas centrais de discussão e análise questões referentes tanto à formação dos profissionais do campo da organização da cultura – que abrangem a produção, a gestão e as políticas culturais – como também das questões referentes à educação online – compreendida como fenômeno da cibercultura. As duas temáticas se relacionam neste trabalho a partir da análise feita sobre a experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais, realizado entre setembro de 2009 e abril de 2010, através da parceria entre a SECULT/Ba, SESC SP e Ministério da Cultura do Brasil, como ação da política executada por este, com o propósito de atender as demandas feitas pelo campo cultural sobre a formação desses profissionais. O curso-piloto analisado surge, então, como ação estratégica para a implementação do Sistema Nacional de Cultura e tem como base metodológica central a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o desenvolvimento do processo formativo. A análise da experiência online de formação do curso é realizada a partir dos aspectos técnicos, da concepção do desenho didático, da usabilidade e navegabilidade, da participação e acompanhamento dos usuários, e das avaliações e aprimoramentos do ambiente digital utilizado no curso. Para tanto, são empregadas as concepções pertinentes à educação online, à cibercultura, e ao ciberespaço, através dos conceitos de colaboração, interatividade e hipertextualidade. A análise e discussão dos dados, a partir dos documentos oficiais e pesquisas qualitativa e quantitativa realizadas com os sujeitos do processo, são apresentados com a finalidade de verificação sobre as potencialidades da educação online neste curso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação em organização da cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação online | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual na educação | pt_BR |
dc.title | Formação em organização da cultura: análise da experiência online do Curso-piloto de Formação de Gestores Culturais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.referees | Thürler, Djalma | - |
dc.contributor.referees | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.