Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17128
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Abrindo as Portas: O que entra nos Grafitos de Banheiro? Um Estudo Comparado dos Grafitos de Banheiro |
Authors: | Alves, Luana Santos |
metadata.dc.creator: | Alves, Luana Santos |
Abstract: | O presente trabalho realiza um estudo comparado entre grafitos de banheiros de diversos espaços sociais (escolas, faculdades, estações de ônibus) e, em alguns casos, procede uma comparação em momentos diferentes (2011 e 2013) de produções localizadas em um mesmo espaço/banheiro. O objetivo principal da investigação foi verificar se havia ou não interferências do espaço macro, onde o banheiro está localizado, sobre a produção dos grafitos. A partir da perspectiva teórica dos Novos Estudos do Letramento e de outros aportes teóricos semelhantes, tomamos os grafitos de banheiro como uma prática social situada. Nesse sentido, a utilização do método etnográfico foi fundamental para sua compreensão, bem como para a apreensão de suas características específicas, que nos possibilitaram afirmar haver relação entre os escritos e o espaço onde esses se manifestam. E, mesmo manifestando-se em um local não projetado para escrita, a pesquisa realizada mostra que a prática dos grafitos de banheiro é uma prática histórica e tende a nos revelar aspectos da cultura em que se manifesta. |
Keywords: | Letramentos Grafitos de Banheiro Etnografia |
metadata.dc.subject.cnpq: | Linguística |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17128 |
Issue Date: | 10-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Gradução (1).pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.