Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16903
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Dimensão presença do caos, da complexidade e da emergência nos a-con-teceres do/no curso de formação de professores em nível superior UFBA/Faced/Irecê |
Authors: | Rocha, Iêda Marques |
metadata.dc.creator: | Rocha, Iêda Marques |
Abstract: | Os conceitos, Emergência, Caos e Complexidade traduzem o que trago para esta dissertação, uma vez que tais conceitos, ao serem trabalhados ajudam a compreender melhor os movimentos de expansão e as atualizações dos/nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê. Dimensão presença do Caos, da Complexidade e da Emergência nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê é o nome desta dissertação que teve como aporte principal as memórias de um curso experiencial. Um estudo referendado por conceitos complementares que trazem no seu bojo o antagonismo, as incertezas, a ordem, a desordem, as imprevisibilidades e atualizações de um curso que foi se formando no seu a-con-tecer. Para analisar compreensivamente a dimensão presença dos três conceitos propostos como fundantes: Emergência, Caos e Complexidade no a-con-tecer pedagógico do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/Irecê usei a pesquisa qualitativa, estruturada na etnopesquisa. Como principio metodológico foi usado o dia-gnóstico por possuir o caráter longitudinal cíclico e experiencial e considerá-lo de base hermenêutica fenomenológica. ABSTRACT Concepts, Emergency, chaos and Complexity translate what I bring to this dissertation, since such concepts, when they worked help better understand the movements of expansion and updates developments in teacher training Course in Top-level UFBA/FACED/Irecê. Dimensão presença do Caos, da Complexidade e da Emergência nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê is the name of this dissertation that had as main theme of the initial course experiences. A study by complementary concepts and referendums that bring content antagonism, the uncertainties, the order, disorder, the unpredictabilities and updates a course that was forming on your case. To analyze sympathetic consideration the dimension presence of three concepts proposed as wrote: Emergency, chaos and Complexity happen over the course of pedagogic teacher training in Top-level UFBA/Irecê used qualitative research, structured in ethno search. As methodological principle was used the diagnosis for possessing character longitudinal cyclic and experiential and consider it basic hermeneutic phenomenological. |
Keywords: | Complexidade Caos Emergência Dia-gnóstico a-con-tecer Complexity Chaos Emergency Diagnostic Happen |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16903 |
Issue Date: | 27-Jan-2015 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação_final.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.