Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15648
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Crenças dos alunos da primeira série do ensino médio da zona rural acerca do ensino-aprendizagem de língua materna: reflexos de sua trajetória nas séries iniciais
Autor : Oliveira, Solange Montalvão de
metadata.dc.creator: Oliveira, Solange Montalvão de
Resumen : Este trabalho expõe uma pesquisa qualitativa etnográfica cujo objetivo foi investigar como as crenças de alunos oriundos da zona rural acerca do ensino de língua portuguesa influenciam a aprendizagem deles na 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual, no município de Guanambi-BA, e de que modo o professor, tendo conhecimento sobre elas, pode contribuir para a reflexão e a construção de novas estratégias que intervenham nessa realidade. A fundamentação teórica que nos orientou está ancorada, principalmente, nos estudos sobre crenças no ensino-aprendizagem de línguas. No que tange aos aspectos metodológicos, fizemos uso da observação participante, questionário e entrevistas aplicados nos espaços educativos. Este estudo nos possibilitou perscrutar as crenças que esses alunos foram adquirindo, durante a sua trajetória nas séries iniciais, no que tange à língua portuguesa. Os dados gerados revelaram que a maioria desses sujeitos acredita que aprender português é saber a gramática normativa com suas regras, nomenclaturas e classificação de palavras, além de aprender a falar “correto”. Acreditam, também, que o bom professor de português é o que ensina tais aspectos e delegam, principalmente, a esse professor a responsabilidade de reduzir as dificuldades que encontram na aprendizagem dessa língua. Essas crenças demonstram que o ensino de português, em muitas escolas da zona rural, tem estado respaldado no estudo de uma gramática descontextualizada e distante dos usos reais da língua. Os resultados foram apresentados à professora desses alunos, que reconheceu o quanto as dificuldades que eles apresentam no Ensino Médio têm relação com uma prática que não privilegiou a competência comunicativa desses aprendizes, nas suas trajetórias nas séries iniciais. O reconhecimento dessas crenças levou a docente a sugerir algumas ações, a fim reduzir as dificuldades que os alunos encontram na aprendizagem da língua materna.
Palabras clave : Crenças
Alunos da zona rural
Ensino-aprendizagem de língua portuguesa
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Língua e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15648
Fecha de publicación : 19-ago-2014
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLINC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Solange Montalvão de Oliveira.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.