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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15284
Tipo: | Tese |
Título: | Direito animal e ensino jurídico: formação e autonomia de um saber pós-humanista |
Autor(es): | Silva, Tagore Trajano de Almeida |
Autor(es): | Silva, Tagore Trajano de Almeida |
Abstract: | Esta tese trata da formação e autonomia do Direito Animal como componente curricular a ser oferecido nas Faculdades de Direito, tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Afirma-se que o Direito Animal adquiriu maturidade científica dentro do paradigma pós-humanista, o que permitiu o reconhecimento de um objeto próprio e princípios norteadores da matéria. Através de um método transdisciplinar, o Direito Animal adota uma hermenêutica evolutiva da Teoria Geral do Direito, reinterpretando seus conceitos fundamentais com o intuito de reconhecer os interesses dos animais. Nesse sentido, o sistema jurídico é pensado para englobar novos sujeitos de direito, merecedores de consideração por parte dos seus operadores. Conclui-se propondo uma nova pedagogia jurídica para o ensino do Direito Animal ao agregar ao ensino jurídico novas técnicas participativas de estudo do direito. |
Palavras-chave: | Direitos Fundamentais Basic rights Direitos dos animais animal rights Humanismo Humanism Autonomia Direito Autonomy Rights |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Direito Público |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15284 |
Data do documento: | 25-Jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGD) |
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DIREITO ANIMAL E ENSINO TESE TAGORE.pdf | Arquivo principal | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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