Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14700
Tipo: Dissertação
Título: Formação integrada no curso técnico em manutenção mecânica do IFBA/Salvador: concepções teóricas e possibilidades
Autor(es): Brito, Edenice da Silva Pereira
Autor(es): Brito, Edenice da Silva Pereira
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo analisar a concepção de integração proposta no Projeto do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Manutenção Mecânica Industrial do IFBA/Salvador. Inicialmente realizei o cotejamento do Projeto com os documentos oficiais e a legislação sobre educação profissional vigente, em que as dimensões da integração são balizadas sob os princípios do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, as quais possibilitam aos alunos o acesso aos conhecimentos socialmente produzidos e com isso, a uma formação emancipadora. A análise foi realizada à luz da produção acadêmica da área trabalho e educação, tomando como subsídio, especificamente, os fundamentos produzidos pelos autores que debatem a educação profissional no contexto brasileiro, tais como: Ciavatta, Frigotto, Kuenzer, Machado, Oliveira, Ramos e Saviani. O Projeto do curso estudado foi elaborado em obediência ao Decreto nº 5.154/2004, que (re)estabelece a possibilidade de integração curricular entre o ensino médio e a educação profissional. A abordagem utilizada na pesquisa foi de natureza histórico-dialética, pois permitiu a análise das relações trabalho e educação, dialogando com os diversos contextos, historicizando-os. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental, em que foram analisados os principais documentos do Ministério da Educação que nortearam a implantação da integração (Leis, Decretos, Pareceres e Legislação), e o Projeto do Curso. Realizei, também, entrevistas com professores que participaram da Comissão que elaborou o Projeto. No primeiro capítulo, discuti as categorias trabalho e educação e sua relação com a educação profissional no Brasil contemporâneo. No segundo capítulo, abordei o desafio da integração da educação profissional ao ensino médio. No terceiro e último capítulo, apresentei os resultados da análise do Projeto do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Manutenção Mecânica Industrial do IFBA/Salvador incluindo os resultados das entrevistas, constatando que o Projeto foi elaborado sem uma fundamentação consistente do que seja a concepção de integração. Foram identificados os seguintes desafios a serem enfrentados pelo IFBA/Salvador: promover debates com a comunidade do IFBA para esclarecer sobre o que seja realmente um curso integrado; desenvolver um planejamento de ensino coletivo entre os professores de formação geral e de formação específica; mobilizar os alunos no sentido de envolvê-los nas ações concretas da integração, inclusive nas relações interpessoais; melhorar as condições comunicacionais, materiais e de infraestrutura; estabelecer uma relação dialógica com as empresas e, principalmente, desenvolver uma educação profissional técnica integrada ao ensino médio de qualidade na qual o educando possa ser sujeito de sua história. Para isso, faz-se necessário repensar o Projeto do Curso.
Palavras-chave: Concepção de integração
Educação profissional técnica
Ensino médio integrado
Integration conception
Technical vocational education
Integrated high school
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14700
Data do documento: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edenice da Silva P. Brito _ Dissertação.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.