Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14245
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Polifonias curriculares: possibilidades para uma construção identitária afrodescendente no currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará
Authors: Teixeira, Almira Célia de Cristo
metadata.dc.creator: Teixeira, Almira Célia de Cristo
Abstract: Esta dissertação aborda a temática da educação e relações raciais, tendo como objeto de investigação, o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, frente às possibilidades da construção de uma identidade afrodescendente. Categorias como identidade cultural, pertencimento, espaço, narrativa, poder, se articulam, como elementos de composição e significado, do corpo teórico desse estudo de caráter qualitativo, que se fundamenta na etnopesquisa crítica e multirreferencial. Focaliza a Universidade Federal do Pará, no contexto amazônico, observando nesse, as peculiaridades culturais que incidem na formação da identidade do negro na região amazônica. Analisa a itinerância do curso de pedagogia no cenário nacional e suas influências no âmbito do curso no Estado do Pará. Faz uma análise do Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando nesse, evidências que influencie a composição curricular do curso, relativas às perspectivas de uma construção identitária afrodescendente. Para isso toma para análise as disciplinas, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Antropologia Cultural e Teoria do Currículo. Traz a noção de atos de currículos, enquanto referência que forja espaços e saberes, outros. O estudo aponta propositivamente para a participação, a interação, a implicação da academia, nas questões afrodescendentes em toda a complexidade que a envolve, como possibilidade curricular para uma construção identitária afrodescendente.
Keywords: Educação
Identidade afrodescendente
Relações raciais
Currículo
Curso de pedagogia
Projeto político-pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14245
Issue Date: 19-Dec-2013
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMIRA CÉLIA DE CRISTO.pdf852,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.