https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13007
Tipo: | Dissertação |
Título: | Etno-identificações na escola: atos de currículo e cultura escolar na construção identitária de estudantes negros/as |
Autor(es): | Soares, Josevandro Chagas |
Autor(es): | Soares, Josevandro Chagas |
Abstract: | Este estudo objetiva compreender as implicações dos atos de currículo nos processos de construção/afirmação identitárias, a partir da cultura escolar, de estudantes identificados/as como negros/as. Os objetivos específicos foram: compreender como o currículo escolar pode contribuir no processo de formação/re-significação de etno-identificações, numa dialógica intercrítica com os debates curriculares; e interpretar as interfaces e tensões entre cultura, processo identitário e educação sistemática nos currículos escolares, a partir do contexto pesquisado. Optamos por um estudo de abordagem qualitativa de base hermenêutico-fenomenológica, tendo como método a etnopesquisa. Para tanto, os dispositivos de coleta de dados foram: análise documental, observação participante e entrevistas. O lócus pesquisado foi a Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no Município de Camaçari-Ba. Os/as interlocutores/as da pesquisa foram professores/as das disciplinas Artes, Filosofia, História e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, e uma das vice-diretoras. Notamos que as questões identitárias estão ausentes no currículo da escola, o qual é marcado pela descontextualização. Há a necessidade da construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que seja democrático, supere as hierarquias e traga em si o reconhecimento das diferenças, tendo um caráter intercultural. A resistência ao reconhecimento das questões étnico-raciais está presente na escola desde a formatação de determinados documentos até as atividades cotidianas em sala de aula. Concluímos que, do ponto de vista político e pedagógico, o currículo escolar é de fato um artefato cultural produtor de identidades. Numa perspectiva intercrítica, os atos de currículo potencializam o processo de etno-identificações dos/as estudantes identificados/as como negros/as. Para isso é preciso que o PPP e o currículo escolar estejam imbricados e implicados com o processo identitário dos/as estudantes. |
Palavras-chave: | Currículo Escolar Atos de Currículo Etno-identificação Cultura Escolar Negros Identidade racial Ethno-identification Culture Scolaire Curriculum Actes de Curriculum |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13007 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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