Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Soares, Josevandro Chagas | - |
dc.creator | Soares, Josevandro Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T17:10:49Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T17:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13007 | - |
dc.description | 145 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva compreender as implicações dos atos de currículo nos processos de construção/afirmação identitárias, a partir da cultura escolar, de estudantes identificados/as como negros/as. Os objetivos específicos foram: compreender como o currículo escolar pode contribuir no processo de formação/re-significação de etno-identificações, numa dialógica intercrítica com os debates curriculares; e interpretar as interfaces e tensões entre cultura, processo identitário e educação sistemática nos currículos escolares, a partir do contexto pesquisado. Optamos por um estudo de abordagem qualitativa de base hermenêutico-fenomenológica, tendo como método a etnopesquisa. Para tanto, os dispositivos de coleta de dados foram: análise documental, observação participante e entrevistas. O lócus pesquisado foi a Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no Município de Camaçari-Ba. Os/as interlocutores/as da pesquisa foram professores/as das disciplinas Artes, Filosofia, História e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, e uma das vice-diretoras. Notamos que as questões identitárias estão ausentes no currículo da escola, o qual é marcado pela descontextualização. Há a necessidade da construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que seja democrático, supere as hierarquias e traga em si o reconhecimento das diferenças, tendo um caráter intercultural. A resistência ao reconhecimento das questões étnico-raciais está presente na escola desde a formatação de determinados documentos até as atividades cotidianas em sala de aula. Concluímos que, do ponto de vista político e pedagógico, o currículo escolar é de fato um artefato cultural produtor de identidades. Numa perspectiva intercrítica, os atos de currículo potencializam o processo de etno-identificações dos/as estudantes identificados/as como negros/as. Para isso é preciso que o PPP e o currículo escolar estejam imbricados e implicados com o processo identitário dos/as estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.subject | Atos de Currículo | pt_BR |
dc.subject | Etno-identificação | pt_BR |
dc.subject | Cultura Escolar | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Ethno-identification | pt_BR |
dc.subject | Culture Scolaire | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Actes de Curriculum | pt_BR |
dc.title | Etno-identificações na escola: atos de currículo e cultura escolar na construção identitária de estudantes negros/as | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Josevandro Chagas Soares.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.