https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12815| Tipo: | Tese |
| Título: | Conteúdo e método da educação física escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico-superadora no trato com a ginástica |
| Autor(es): | Lorenzini, Ana Rita |
| Autor(es): | Lorenzini, Ana Rita |
| Resumo: | O objetivo consistiu em analisar o trabalho pedagógico, através do trato com o conhecimento da ginástica em aulas de Educação Física, demonstrando que o par dialético conteúdo e método modula a elevação do pensamento teórico dos estudantes quando fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica e na Metodologia Crítico-superadora. A investigação trouxe uma discussão teórica que perpassou: pela revisão da literatura que buscou entender a evolução, os conflitos, as contradições e as características dos fenômenos investigados, a partir de problemáticas referentes à práxis pedagógica tratando da ginástica na cultura corporal; pelo balanço das produções prático-teóricas acerca da ginástica, de grupos de pesquisa da UNICAMP, UFBA e UPE; por um banco de dados, com 120 horas/aula, sobre o trato da ginástica nas aulas de Educação Física. Fundamentada no materialismo histórico e dialético, a tese fez a análise com o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular, da parte para o todo, em movimento constante. Os resultados explicaram que a teoria pedagógica é uma reflexão essencial sobre o trabalho pedagógico mediante categorias e conceitos articuladores da prática pedagógica em geral e das disciplinas que tratam de conteúdos específicos, orientando o processo de ensino-aprendizagem, num movimento específico condicionado pelo projeto histórico; a função social da escola promove o domínio do conhecimento sistematizado e o objeto do currículo visa garantir a capacidade teórica; o par dialético conteúdo e método é modulador por dinamizar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem elevando o pensamento teórico dos aprendizes ao direcionar o trato com o conhecimento em sua particularidade epistemológica e ontológica; a ginástica é a própria exercitação centrada na ação gímnica, sendo conteúdo específico e signo da Educação Física Escolar. Concluiuse que, sem teoria do conhecimento, educacional, pedagógica não tem como avançar na teoria da educação física; a teoria pedagógica é construída por categorias da prática existindo nela elementos moduladores para as transformações das aulas sendo um deles o par dialético conteúdo e método que modulou a elevação do pensamento das quatro turmas de estudantes investigadas no trato com a ginástica. A investigação gerou uma proposição de trato com a ginástica produzindo uma nova síntese em prol da Teoria Pedagógica em construção no campo da Cultura Corporal. |
| Abstract: | The objective was to analyse the pedagogical work through the dealing with the knowledge of gymnastics in Physical Education classes, showing that the dialetical duo content and method modulates the elevation of the theoretical thinking of students when based on Historical-Critical Pedagogy and Critical-Overcoming Methodology. The investigation brought a theoretical discussion that passed: by the literature review that intended to understand the evolution, the conflicts, the contraditions and the characteristics of investigated phenomena, from problems regarding the pedagogical praxis dealing with gimnastics in corporal culture; by the balance of practical-theoretical productions on gimnastics of research groups from UNICAMP, UFBA and UPE; by a data bank of 120 hours of class about the dealing with gymnastics in Physical Education classes. Based on the historical and dialetical materialism, the thesis made the analysis by the ascension fom abstract to concrete method, from general to singular, from part to total, in constant move. Results explained that pedagogical theory is an essential reflection about the pedagogical work through categories and concepts articulators of the pedagogical practice in general and the subjects that cover specific contents, orienting the learning/teaching process, in a specific movement conditioned by the historical project; the social function of school promotes the domination of sistematized knowledge and the object of curriculum aims to ensure the theoretical capacity; the dialetical duo content and method is modulator as it dinamizes and concretizes the process of learning/teaching elevating the theoretical thinking of apprentices as it directs the dealing with the knowledge in its epistemological and ontological particularity; gymnastics is the exercising itself centered in the gymnastical action, being specific content and sign of school Physical Education. It was concluded that, without educational, pedagogical, knowledge theory there is no way to advance in theory of physical education; the pedagogical theory is built by categories of practice, containing modulating elements for the transformation of classes, having the dialetic duo content and method as an example, which modulated the elevation of thinking in all four classes of students investigated regarding the dealing with gymnastics. The investigation generated a proposition for the dealing with gymnastics producing a new synthesis that favors the Pedagogical Theory under construction in the field of Corporal Culture. |
| Palavras-chave: | Ginástica - Pesquisa Educação física - Estudo e ensino Pedagogia crítica Teoria do conhecimento |
| Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12815 |
| Data do documento: | 10-Mai-2013 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE PARA DEPÓSITO - ANA RITA 10-07-2013(3).pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.