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metadata.dc.type: Tese
Title: Educação infantil: a interseção entre as políticas públicas, a gestão educacional e a prática pedagógica: um estudo de caso no município de Itabuna - Bahia
Authors: Menezes, Cláudia Celeste Lima Costa
metadata.dc.creator: Menezes, Cláudia Celeste Lima Costa
Abstract: A pesquisa intitulada Educação Infantil: a interseção entre as políticas públicas, a gestão educacional e a prática pedagógica – um estudo de caso no município de Itabuna – Bahia tem como objetivo central compreender a interseção entre as políticas públicas, a gestão das instituições e a prática pedagógica de educação infantil. O estudo evidencia os marcos legais, destacando os percursos, os avanços e os entraves da legislação brasileira e das políticas públicas para a educação infantil; revela concepções, percalços e perspectivas da gestão da educação infantil e apresenta os marcos das concepções pedagógicas, históricas e contemporâneas, que contribuíram para o desenvolvimento da prática pedagógica democrática. A pesquisa tem um caráter qualitativo, fundamentada na abordagem fenomenológica e no método etnográfico, tendo como opção metodológica o estudo de caso. Esta pesquisa teve como locus duas instituições de educação infantil do município de Itabuna, uma situada na zona urbana e outra no campo. Nestas instituições foram aplicados os instrumentos da observação sistemática, entrevista semi-estruturada e grupo focal com as professoras, as diretoras e as coordenadoras pedagógicas. Participaram, também, da pesquisa as assessoras pedagógicas de educação infantil da zona urbana e do campo do município de Itabuna e a presidente do Conselho Municipal de Educação de Itabuna. Os dados coletados foram analisados através da interpretação da análise do conteúdo, apresentando resultados significativos para o desenvolvimento da educação infantil do referido município e região. Os estudos e as reflexões realizadas possibilitaram afirmar que, teoricamente, existe uma conexão entre a forma de gestão da educação infantil prevista nas políticas públicas em vigor e a qualidade do processo pedagógico e educacional das crianças e, que, as instituições infantis cuja gestão é condizente com a legislação e com as políticas públicas atuais apresentam uma equalização e uma melhoria da qualidade do processo educativo. No caso das instituições estudadas, percebe-se na prática uma desarticulação entre as políticas públicas, a gestão democrática e o fazer pedagógico, fator que compromete a qualidade e o desenvolvimento da educação infantil.
Keywords: Educação Infantil
Políticas Públicas
Gestão Democrática
Prática Pedagógica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12711
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Tese (PGEDU)

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