Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12652
Tipo: Tese
Título: Autoria de conteúdos digitais por professores em formação: potencialidades para apropriações científico-tecnológicas
Autor(es): Halmann, Adriane Lizbehd
Autor(es): Halmann, Adriane Lizbehd
Abstract: O atual contexto de desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação faz emergir possibilidades de movimentos autorais em rede pelos sujeitos, o que vem transformando significativamente alguns papéis postos à educação científico-tecnológica, apontando para a necessidade da investigação de suas potencialidades no contexto da formação de professores. Tendo a construção de conteúdos digitais por professores em formação como campo de análise, este estudo buscou compreender suas implicações na apropriação científica destes sujeitos. Para tanto, a pesquisadora inseriu-se como sujeito atuante em dois cursos de formação de professores, a saber, uma Licenciatura em Física e uma Licenciatura em Educação do Campo, observando as implicações da construção de conteúdos digitais para a apropriação científico-tecnológica destes professores em formação. As análises dos resultados apontaram que a inserção de equipamentos nos contextos educacionais e formativos não determina, por si só, os processos com eles desencadeados, mas traz condições para a implementação de outras situações de aprendizagem, potencializando construções autorais em diversas linguagens. Também foi possível perceber que estes processos autorais, com as tecnologias digitais, potencializam outras práxis educativas, para além das práticas reprodutivistas. Contudo, notou-se que as concepções dos professores, principalmente as concepções empiristas, especialmente adotadas pelos professores das ciências exatas, mais do que qualquer tecnologia, condicionam suas práticas, levando-os, inclusive, à tentativa de reproduzir antigos paradigmas educacionais, agora com as tecnologias digitais. A partir das análises tecidas ao longo da investigação, é possível afirmar que são profícuas as potencialidades dos processos autorais de conteúdos digitais para a apropriação científico-tecnológica por professores em formação. Entretanto, é imperioso ressaltar que existem importantes aspectos a serem considerados e superados na formação dos professores, não só das ciências, para que, desde os primeiros anos da educação básica, sejam criadas condições para a implementação de uma educação científica que amplie os sentidos construídos pelos sujeitos acerca da natureza, seus componentes e seus fenômenos, qualificando sua atuação no mundo.
Palavras-chave: Educação científica
Formação de professores
Conteúdos digitais
Cultura digital
Conteúdo gerado pelo usuário
Autoria na internet
Scientific education
Formation of teachers
Authorship
Digital contents
Digital culture
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12652
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado.pdf5,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.