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dc.contributor.advisorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorHalmann, Adriane Lizbehd-
dc.creatorHalmann, Adriane Lizbehd-
dc.date.accessioned2013-08-20T17:40:09Z-
dc.date.available2013-08-20T17:40:09Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12652-
dc.description261 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractO atual contexto de desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação faz emergir possibilidades de movimentos autorais em rede pelos sujeitos, o que vem transformando significativamente alguns papéis postos à educação científico-tecnológica, apontando para a necessidade da investigação de suas potencialidades no contexto da formação de professores. Tendo a construção de conteúdos digitais por professores em formação como campo de análise, este estudo buscou compreender suas implicações na apropriação científica destes sujeitos. Para tanto, a pesquisadora inseriu-se como sujeito atuante em dois cursos de formação de professores, a saber, uma Licenciatura em Física e uma Licenciatura em Educação do Campo, observando as implicações da construção de conteúdos digitais para a apropriação científico-tecnológica destes professores em formação. As análises dos resultados apontaram que a inserção de equipamentos nos contextos educacionais e formativos não determina, por si só, os processos com eles desencadeados, mas traz condições para a implementação de outras situações de aprendizagem, potencializando construções autorais em diversas linguagens. Também foi possível perceber que estes processos autorais, com as tecnologias digitais, potencializam outras práxis educativas, para além das práticas reprodutivistas. Contudo, notou-se que as concepções dos professores, principalmente as concepções empiristas, especialmente adotadas pelos professores das ciências exatas, mais do que qualquer tecnologia, condicionam suas práticas, levando-os, inclusive, à tentativa de reproduzir antigos paradigmas educacionais, agora com as tecnologias digitais. A partir das análises tecidas ao longo da investigação, é possível afirmar que são profícuas as potencialidades dos processos autorais de conteúdos digitais para a apropriação científico-tecnológica por professores em formação. Entretanto, é imperioso ressaltar que existem importantes aspectos a serem considerados e superados na formação dos professores, não só das ciências, para que, desde os primeiros anos da educação básica, sejam criadas condições para a implementação de uma educação científica que amplie os sentidos construídos pelos sujeitos acerca da natureza, seus componentes e seus fenômenos, qualificando sua atuação no mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectConteúdos digitaispt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectConteúdo gerado pelo usuáriopt_BR
dc.subjectAutoria na internetpt_BR
dc.subjectScientific educationpt_BR
dc.subjectFormation of teacherspt_BR
dc.subjectAuthorshippt_BR
dc.subjectDigital contentspt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.titleAutoria de conteúdos digitais por professores em formação: potencialidades para apropriações científico-tecnológicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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