Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12158
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A cultura popular para dentro dos muros da escola. Ação Griô Nacional: indicando possibilidades
Authors: Carvalho, Dimaura Fátima
metadata.dc.creator: Carvalho, Dimaura Fátima
Abstract: Este trabalho pretende discutir, a partir do acompanhamento e compreensão das propostas do projeto Ação Griô Nacional, de que maneira uma aproximação entre os saberes populares e os saberes institucionalizados pode interferir nos processos de construção do conhecimento e nas relações sociais dentro e fora das escolas. Para isso, trouxemos para o corpo teórico desta pesquisa as questões da cultura dialogando com a produção e a socialização do conhecimento (ABIB, 2005; BRANDÃO, 1995; CARIA, 2008; dentre outros), e com os movimentos de reconfiguração dos papéis sociais (BAUMAN, 2005; BHABHA, 1998; CANCLINI,2006). Neste contexto, assumindo os princípios da observação participante (QUEIROZ, 2007) e amparados pela fenomenologia crítica (MASINI, 1989; MERLEAU-PONTY, 1999), partilhamos o cotidiano da escola municipal Malê Debalê, buscando compreender como esse processo de integração entre saberes, populares e institucionalizados, se estabelece no âmbito dos espaços formais de educação, bem como quais as possíveis contribuições que essa aproximação pode oferecer. Este estudo nos permitiu, além de (re)descobrir novas (e outras) práticas de produção e transmissão de saberes mais criativas e efetivas, alcançar sentidos e significados que contribuem com a elaboração de uma educação voltada para as questões da vida.
Keywords: Cultura popular
Educação - Aspectos Sociais
Ação Griô Nacional
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12158
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_-_VERSAO_FINAL-para impressão-final.pdf8,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.