Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11894
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O ensino pela pesquisa: uma atitude necessária à formação do professor de geografia
Autor : Sales, Marcea Andrade
metadata.dc.creator: Sales, Marcea Andrade
Resumen : Esta Dissertação trata a relevância da atividade de pesquisa na/para formação do professor do ensino básico, com ênfase na disciplina geografia, estando ancorada na linha de pesquisa Currículo e Novas Tecnologias do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia. Seu aporte teórico contempla autores que discutem ensino, pesquisa, currículo e contemporaneidade. O principal argumento para a realização dessa investigação foi analisar a dicotomia, historicamente criada, entre ensino e pesquisa nos currículos das Licenciaturas. Assim, o percurso desenvolvido para esse trabalho buscou problematizar esta dicotomia, tendo como foco a formação do professor pesquisador. O lócus da pesquisa foi a Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, no município de Santo Antonio de Jesus/BA. O que se percebeu é que o currículo das Licenciaturas ainda não reúne condições para formar tal professor, porque o que predomina é o ensino de pesquisa e não o ensino pela pesquisa. Ainda estaremos à espera de que a pesquisa adquira a condição de função estruturante do sistema educacional, para além do instrumental, cruzando não só as técnicas do conhecimento, mas o impulso crítico e criativo da educação contemporânea.
Palabras clave : Ensino
Reseach teacher
Pesquisa
Atitude
Geografia
Professor pesquisador
Geography
Reseach
Teachin
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11894
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.