Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1181
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Saberes docentes: um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de pós-graduação
Otros títulos : Revista da FACED
Autor : Maheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira
metadata.dc.creator: Maheu, Cristina Maria D'Ávila Teixeira
Resumen : O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto de um curso de Mestrado de uma Universidade pública da Bahia, Brasil, cujo objetivo foi analisar a prática pedagógica ali desenvolvida, a partir da percepção dos próprios professores. Após análise da atual conjuntura social e político-econômica brasileira que fizeram emergir os mestrados de natureza profissionalizante, procurou-se identificar os saberes dos docentes acerca da natureza e especificidades do currículo do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento integrado e condutas de avaliação utilizadas. Essa pesquisa emergiu de uma prática de formação continuada instituída no espaço dos ateliers didáticos (espécie de oficinas didáticas); estes espaços serviram para registro dos dilemas profissionais, dúvidas, questionamentos e saberes docentes. Esses registros, realizados ao longo de um ano, serviram de base para o conhecimento pessoal e prática profissional dos docentes. No recorte que fizemos, os saberes docentes (pessoais e profissionais) possuem relevância, vez que são estudados como resultado da reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas. Utilizamonos de abordagem qualitativa de pesquisa e, como método, o estudo de caso. Nessa perspectiva foram realizadas observações da prática docente, assim como entrevistas individuais com os professores, sujeitos do estudo. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a busca por uma identidade para o curso em questão – locus da pesquisa – passa necessariamente pela construção coletiva da sua concepção pedagógica mediante a renovação contínua das práticas do seu corpo docente, seu processo de formação e autoformação continuada e, evidentemente, pela reflexão sobre o fazer didático-pedagógico no cotidiano da sala de aula. PALAVRAS-CHAVE: Práticas educativas. Ensino de pós-graduação; Formação docente.
Palabras clave : Práticas educativas
Ensino de pós-graduação
Formação docente.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1181
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.